Açoriano Oriental
Fomento ao empreendedorismo é prioridade no Plano e Orçamento dos Açores para 2020

O Plano e o Orçamento dos Açores para 2020 destaca o fomento do empreendedorismo como uma das "prioridades" do Governo Regional no que à criação de emprego e riqueza diz respeito.

Fomento ao empreendedorismo é prioridade no Plano e Orçamento dos Açores para 2020

Autor: AO Online/ Lusa

Nos documentos, entregues esta tarde na Assembleia Legislativa Regional, o executivo compromete-se a apoiar o empreendedorismo quer em setores tradicionais da economia quer nos "emergentes", em que "a criação de valor requer novo conhecimento e uma articulação otimizada entre os centros de conhecimento e as empresas".

"O Governo dos Açores tem investido fortemente na criação de condições e de infraestruturas ao dispor daqueles que desejam criar uma empresa em setores importantes para a economia regional", diz o Plano para 2020, antes de elencar várias medidas para o setor.

Os parques tecnológicos da região, a rede de incubadores de empresas e o "Terceira Tech Island", projeto que já formou "uma centena de novos programadores" e implementou na Praia da Vitória "várias empresas" no setor informático, são elementos destacados pelo executivo.

O Orçamento dos Açores para 2020 tem um valor global de 1.812 milhões de euros e pretende ser um guia para o fortalecimento da economia e a criação de emprego.

No documento entregue ao parlamento açoriano, é referido que dos 1.812 milhões de euros, 207 milhões de euros dizem respeito a operações extra-orçamentais e 558 milhões de euros são adjudicados às despesas do Plano.

Contemplando um investimento público de 816,4 milhões de euros, dos quais os referidos 558 são da responsabilidade direta do Governo Regional, estes documentos preveem, para 2020, um crescimento do investimento total de cerca de 51 milhões euros e um aumento no investimento direto no valor de 44,8 milhões de euros, na comparação com 2019.

Ao longo dos textos que acompanham o Plano e Orçamento, é referido pelo executivo regional que os Açores são uma região de "oportunidades", sendo necessário contudo "consolidar e fortalecer" o tecido económico regional.

Nesse sentido, o executivo, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, compromete-se a "aproveitar de forma eficiente" as dotações ainda ao dispor no atual quadro comunitário, para "para criar mais riqueza e mais e melhor emprego".

Haverá, ainda a nível comunitário, um "reivindicar", por exemplo, da "manutenção de sistemas de incentivo ao investimento" e das taxas atuais de cofinanciamento.

As propostas de Plano e Orçamento para 2019 serão discutidas e votadas no final de novembro em plenário do parlamento dos Açores, onde o PS tem maioria absoluta.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados