Açoriano Oriental
Festas Sanjoaninas da ilha Terceira reforçam laços com emigrantes açorianos
As festas Sanjoaninas, as maiores do concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores, procuram este ano um maior envolvimento com as comunidades de emigrantes, segundo o presidente da comissão, Ricardo Matias.
Festas Sanjoaninas da ilha Terceira reforçam laços com emigrantes açorianos

Autor: Lusa/AO Online

“É o ano em que queremos fortemente reconhecer as nossas comunidades por tudo o que têm feito pela nossa terra”, frisou, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do séquito real das festas, na quarta-feira à noite.

Nesse sentido, este ano, e pela primeira vez, o séquito real é composto por damas das principais comunidades emigrantes açorianas - Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O cortejo do séquito real é a tradição que marca todos os anos o arranque das Sanjoaninas e os jovens que o integram representam a cidade e desfilam pela principal rua de Angra do Heroísmo, na primeira noite, em carros alegóricos alusivos ao tema das festas.

São escolhidos pela comissão vários jovens a quem são atribuídos cargos, havendo uma rainha, uma camareira, um chefe de protocolo, damas e pajens.

Este ano, além de uma comissão de voluntários em Angra do Heroísmo, as Sanjoaninas têm subcomissões “além-fronteiras”, em Toronto, Califórnia e Boston, que também angariam fundos e promovem as festas.

Para atrair os emigrantes a Angra do Heroísmo, na semana das festas, a comissão criou também um pacote especial, que inclui a viagem e os ingressos para todos os espetáculos musicais e para todas as touradas de praça, em parceria com a companhia aérea açoriana, uma agência de viagens e a Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Segundo Ricardo Matias, é uma oportunidade para “muitas pessoas que não vinham à sua terra por questões financeiras”, tendo em conta que o pacote tem um “preço muito apelativo”.

A Sata criou três voos que partem antes da festa e regressam no final para Toronto, Boston e Oakland, disponibilizando 150 lugares a preços promocionais em cada.

O voo que parte de Oakland custa 1.175 dólares e os de Toronto e Boston custam 875 dólares, sendo que o de Oakland “já está nos limites”, segundo Ricardo Matias, que acredita que as ligações vão esgotar a sua lotação.

“Existem grupos que vão participar nas Sanjoaninas que já estão a marcar passagens extra estes voos porque não pretendem vir apenas pelas duas semanas de festas”, frisou.

Segundo o presidente da comissão de festas, os emigrantes angrenses sentem as Sanjoaninas de outra forma por estarem longe.

“Pudemos verificar que as pessoas sentiam tanto Angra como se estivessem cá, reproduzem as nossas tradições e passam-nas às gerações futuras, como à comunidade local da zona onde eles se encontram inseridos”, salientou.

De acordo com a comissão das Sanjoaninas, a ligação às comunidades emigrantes será feita também através da música e da gastronomia.

As Sanjoaninas 2013 realizam-se de 21 a 29 de junho, em Angra do Heroísmo, com o tema ‘Mar de emoções’, tendo um orçamento de 609 mil euros, excluindo a tauromaquia, com uma comparticipação de 250 mil euros da câmara municipal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados