Açoriano Oriental
Faturação das empresas em 2021 ultrapassou valores pré-pandemia

Análise da Informa D&B para a revista 100 Maiores Empresas dos Açores revela que em 2021 o volume de negócios das empresas açorianas já conseguiu superar o de 2019

Faturação das empresas em 2021 ultrapassou valores pré-pandemia

Autor: Rui Jorge Cabral

O tecido empresarial açoriano registou uma forte recuperação no ano de 2021, que lhe permitiu inclusivamente ultrapassar em 3 por cento o volume de negócios registado em 2019, antes da pandemia.

Os Açores foram aliás, uma das quatro regiões do país em que isso aconteceu, juntamente com o Alentejo, o Centro e o Norte, enquanto que o volume de negócios das empresas da Área Metropolitana de Lisboa, da Madeira e do Algarve não conseguiu ainda em 2021 ultrapassar os valore anteriores à pandemia de Covid-19.

Estes dados constam da análise ao ranking das empresas açorianas efetuada pela Informa D&B na revista 100 Maiores Empresas dos Açores, publicada desde 1985 no mês de dezembro pela Açormedia, sendo distribuída com o jornal Açoriano Oriental e revelando também o ranking das 200 maiores empresas açorianas.

Se foco da análise se restringir apenas às 200 maiores empresas dos Açores, verifica-se que depois do volume de negócios ter  baixado 8,2 por cento em 2020, por comparação com 2019, precisamente devido aos efeitos da pandemia, já em 2021, registou-se um crescimento do volume de negócios de 15,2% face a 2020, um valor que sustenta aliás a retoma económica que se começou a verificar ainda no ano passado.

E se a comparação for feita  com o ano de 2019, verifica-se que o crescimento global do volume de negócios das 200 maiores empresas dos Açores em 2021 rondou os 5%, face ao valor registado antes da pandemia.

Verifica-se também, segundo a análise da Informa D&B e focando apenas as 200 maiores empresas dos Açores, que um quarto dessas 200 maiores empresas, portanto 25%, conseguiu aumentar as suas vendas quer no ano de 2020, quer no ano de 2021, o que significa que mesmo no ano mais fortemente marcado pela pandemia, que foi o de 2020, conseguiram crescer em volume de negócios, o que só pode ser justificado por se enquadrarem no grupo de empresas que conseguiu manter-se em funcionamento, mesmo aquando dos períodos de confinamento.

Por setores de atividade, o crescimento do volume de negócios das 200 maiores empresas dos Açores em 2021 foi transversal a quase todos os setores de atividade, com a exceção dos serviços empresariais, que registaram uma quebra de faturação no ano passado face a 2020. Pelo contrário, os setores do Alojamento e Restauração e das Atividades Imobiliárias foram os que registaram os maiores crescimentos da faturação em 2021, por comparação com 2020, o que se justifica em grande medida por terem sido também dos setores mais afetados diretamente pelas medidas de combate à pandemia.

Refira-se que 68% das 200 maiores empresas açorianas são empresas consideradas maduras, ou seja, com mais de 20 anos de presença no mercado, um fator essencial para determinar a resiliência das empresas em situações adversas como as que se viveram nos últimos anos. Nos Açores, as 200 maiores empresas demonstram uma capacidade de resistir às crises acima do restante tecido empresarial açoriano e mesmo com um nível resiliência superior ao do tecido empresarial português, no seu todo.
Segundo a análise da Informa D&B, entre as 200 maiores empresas dos Açores, 82% têm um risco de falência mínimo nos próximos 12 meses, quando na média do tecido empresarial português, o risco de falência mínimo abrange apenas 40% das empresas.


200 maiores empresas dos Açores têm 69% da faturação

As 200 maiores empresas dos Açores tiveram no ano de 2021 um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros, que representa 69% do total de faturação das empresas açorianas.

As 200 maiores empresas dos Açores congregam também 17 mil empregados, ou seja, 37 por cento do emprego criado por empresas na Região e ainda 85 por cento das exportações açorianas, num valor de 178 milhões de euros.

Estes dados constam da análise ao ranking das empresas açorianas efetuada pela Informa D&B na revista 100 Maiores Empresas dos Açores, publicada desde 1985 no mês de dezembro pela Açormedia, sendo distribuída com o jornal Açoriano Oriental e revelando também o ranking das 200 maiores empresas açorianas.

Por setores de atividade, as 200 maiores empresas açorianas concentram-se na sua maioria nos setores do Retalho (29%), sobretudo o Retalho generalista e Grossista (27%), com destaque para os produtos alimentares, mas também e já em bastante menor percentagem nos setores da Indústria (com destaque para a indústria alimentar), dos Transportes, da Construção, dos Serviços Gerais e do Alojamento e Restauração. Curiosamente, se olharmos para o restante setor empresarial dos Açores, não é em nenhum destes setores que se concentra a maior percentagem das empresas.

Os setores do Retalho e Grossista são também os que concentram a maioria do emprego nos Açores, embora neste aspeto a Indústria tenha, naturalmente, um peso relativo bastante maior no emprego do que tem no número de empresas representadas nas 200 maiores dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados