Evacuação médica de tripulante do navio porta contentores

Evacuação médica de tripulante do navio porta contentores

 

Lusa/AO online   Regional   8 de Nov de 2013, 09:16

A Força Aérea efetuou ao início da noite de quinta-feira a evacuação de um tripulante, de nacionalidade francesa, de 56 anos de idade, do navio mercante "Port Saint Marie", que se encontrava a cerca de 70 milhas náuticas (aproximadamente 130 Km) a noroeste da ilha de São Miguel.

A chamada satélite do navio mercante “Port Saint Marie”, de bandeira francesa, com cerca de 200 metros de comprimento, foi recebida pela Marinha, no Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), pelas 19H26.

De acordo com as normas e procedimentos em vigor, e face à necessidade de proceder à evacuação do tripulante, o MRCC Delgada contactou o Centro de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) para ativação do seu dispositivo de Busca e Salvamento (SAR).

O RCC Lajes coordenou e planeou toda a operação aérea, tendo enviado para o local uma aeronave EH-101 MERLIN e reencaminhado uma aeronave C-295, que se encontrava a realizar um voo treino, a fim de efetuar a deteção e comunicação inicial com a embarcação.

A extração do tripulante foi realizada com sucesso pelas 21H30, tendo a aeronave EH-101 MERLIN aterrado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, pelas 22H15, regressando às Lajes, onde aterrou pelas 23H25.

As condições meteorológicas no local da evacuação eram vento moderado, aproximadamente 35 km/h, e ondulação de 2 metros do quadrante norte.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.