Açoriano Oriental
Estação da ESA acompanha lançamento dos primeiros dois satélites
A Estação da Agência Espacial Europeia (ESA) em Santa Maria, Açores, vai acompanhar na quinta-feira o lançamento dos primeiros dois satélites do sistema europeu de navegação ‘Galileo’, integrando um grupo de quatro estações a nível mundial
Estação da ESA acompanha lançamento dos primeiros dois satélites

Autor: Lusa/AO online

“O lançamento do Soyuz com os primeiros dois satélites do ‘Galileo’ vai ocorrer às 10:34 (11:34 em Lisboa) e a Estação de Santa Maria vai monitorizar todos os dados de telemetria do módulo superior”, afirmou Ricardo Conde, responsável da única estação da ESA em Portugal, em declarações à Lusa.

Este lançamento, que é também o primeiro que resulta da cooperação entre a Europa e a Rússia, será seguido pelas estações da Kourou (Guiana Francesa), onde ocorrerá o lançamento, Santa Maria (Açores), Toulouse (França) e Perth (Austrália).

O Soyuz, numa versão atualizada da nave russa utilizada para transferir tripulações para a MIR e para a Estação Espacial Internacional, vai colocar os dois primeiros satélites em órbita a cerca de 23.600 quilómetros de altitude.

O ‘Galileo’, que incluirá 30 satélites e deve estar operacional em 2014, é o sistema de navegação por satélite da União Europeia, concebido para responder ao GPS norte-americano e ao GLONASS russo, anunciando como principais vantagens maior precisão e segurança.

Este programa é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia, que visa a construção de um sistema civil de navegação por satélite.

Este sistema, que começou a ser criado em 1999 e chegou a estar em risco em 2007 devido ao fracasso das negociações com o setor privado, deve envolver um investimento total de 5.500 milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados