Açoriano Oriental
Media
Especialistas debatem relação entre os media e a escola
Numa organização conjunta do Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo e do Projecto Fora de Portas, daquele mesmo estabelecimento de ensino, irá decorrer nos próximos dias  13 e 14 de Novembro o I Encontro Nacional “Os Mass Media e a Escola – Comunicação para o Mundo”.

Autor: Rui Leite Melo

Com as sessões a decorrerem no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a iniciativa começou a ser pensada no final do ano lectivo e motivada pelo balanço positivo feito ao projecto Fora de Portas, o qual tem procurado, através de diferentes meios - incluindo a publicação periódica de conteúdos no Açoriano Oriental -  divulgar a escola e as suas actividades no exterior. Conforme explica Eduardo Naia, que com Ana Gonçalves assume a responsabilidade pelo projecto Fora de Portas, “achámos que seria útil reflectir um pouco nos dias que correm sobre a relação que se estabelece entre a escola e os mass media e os mass media e a escola”. Em que sentido as escolas utilizam os mass media e com que finalidade, como a escola consegue ser promovida através dos media e como os media divulgam a escola, são algumas das questões que procurarão obter resposta durante o I Encontro Nacional “Os Mass Media e a Escola – Comunicação para o Mundo”.
Para tal, “resolvemos promover um encontro na Região que envolvesse pessoas entendidas na matéria - escolas, professores e outros -, pois a finalidade do Encontro é promover a discussão e a reflexão sobre o papel das duas entidades (mass media e escola) na formação dos indivíduos, na divulgação dos eventos e nas relações que aproximam ou afastam ambas”, acrescenta Eduardo Naia.
O I Encontro Nacional “Os Mass Media e a Escola – Comunicação para o Mundo”, cuja sessão de abertura será feita pelo presidente do Governo Regional, vai reunir diversos profissionais da comunicação social, bem como do ensino. Os trabalhos propriamente ditos terão início com uma conferência a cargo de Pedro Bicudo, director da RTP e RDP Açores, que abordará a temática da “Educação pelos Media”. A manhã do primeiro dia do Encontro será completada com um painel de discussão moderado pela presidente do Conselho Executivo da escola promotora, para o qual estão previstas as participações de Rolando Lalanda Gonçalves, da Universidade dos Açores, que falará sobre “A escola: processos comunicacionais e opinião pública”; de Paquete de Oliveira, actual provedor do telespectador da RTP, que apresentará a comunicação “Cidadania, Media e escola como espaço de comunicação”; e ainda de Joaquim Machado, que propõe o tema “Escola e os Media: inimigos íntimos”. A tarde será preenchida com uma mesa redonda animada pelos directores dos jornais Açoriano Oriental (e Rádio Açores TSF), Público, Diário Insular e Correio da Manhã, e da Rádio Atlântida. O moderador será Joaquim Machado. A terminar o primeiro dia do Encontro realiza-se um segundo painel de discussão, com Ana Cristina Gil, professora da Universidade dos Açores, que apresentará uma intervenção intitulada “Os media e a cultura” e com Marco Rodrigues, aluno do curso de Comunicação Social da Universidade dos Açores. “Da Escola para a sociedade” é a designação da sua intervenção.  A manhã do segundo dia do  I Encontro Nacional “Os Mass Media e a Escola” será preenchida com a apresentação de diferentes projectos escolares ligados à temática em debate, encerrando-se os trabalhos com a presença do secretário regional da Educação.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados