Açoriano Oriental
Migrações
Embarcação com 231 migrantes a bordo aportou na ilha espanhola da Grã Canária

A ilha espanhola de Grã Canária recebeu a maior embarcação de sempre com migrantes de origem subsariana, que transportava 231 pessoas, entre as quais 58 menores de idade e 13 mulheres.

Embarcação com 231 migrantes a bordo aportou na ilha espanhola da Grã Canária

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com os serviços de emergência, os ocupantes da embarcação precária de grandes dimensões aportou pelos próprios meios tendo os migrantes recebido assistência humanitária e cuidados de saúde.

Três pessoas foram transportadas para centros hospitalares.

Segundo a Cruz Vermelha trata-se da maior embarcação de migrantes a aportar na ilha da Grã Canária.

Em outras das sete ilhas que compõem o arquipélago espanhol junto à costa ocidental africana já aportaram embarcações de maior dimensão: em 2023, registou-se a chegada de uma lancha com 250 pessoas a bordo à ilha de Hierro e anteriormente uma outra com 330 migrantes.    

Esta última embarcação foi localizada pelas autoridades a cerca de cinco quilómetros de Arquinequin (Grã Canária) mas navegou sem ajuda até à praia. 

Dados oficiais do Governo espanhol divulgados, no dia 01 de outubro, indicavam que mais de 38.800 migrantes chegaram às Canárias desde o início do ano em embarcações precárias conhecidas como 'pateras', o dobro do número registado no mesmo período de 2023.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.