Açoriano Oriental
Embaixador da Eslováquia abre consulado na Ribeira Grande

Foi inaugurado, na cidade da Ribeira Grande, o Consulado Honorário da República da Eslováquia, o primeiro nos Açores.

Embaixador da Eslováquia abre consulado na Ribeira Grande

Autor: Paula Gouveia

O consulado, aberto desde o dia 15 de abril, está situado na rua Padre Luís da Silva Cabral. No mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu no salão nobre dos Paços do Concelho, o Embaixador da República Eslocava, Oldrich Hlavácek, e a Cônsul Honorária da República Eslovaca nos Açores, Zuzana Vieira.

Na ocasião, refere uma nota do município, o presidente da autarquia mostrou-se satisfeito e honrado com a visita do Embaixador à cidade da Ribeira Grande, para assinalar a abertura do primeiro consulado da Eslováquia nos Açores, considerando esta uma excelente oportunidade para estreitar relações e fomentar um intercâmbio cultural entre os dois povos. “A Ribeira Grande e a Eslováquia têm em comum, entre outras, a tradição do folclore. Através do consulado podemos realizar intercâmbios e convidar os grupos da Eslováquia a vir à nossa cidade e os nossos grupos irem até à Eslováquia”, referiu Alexandre Gaudêncio.

Além disso, a Ribeira Grande mostrou-se disponível para receber refugiados: “Estamos dispostos a receber, através do consulado, famílias ucranianas que se tenham refugiado na República Eslovaca. Queremos fazer parte da solução e sabemos que os Açores já estão a receber refugiados e nós podemos colaborar e receber essas pessoas”, disse o autarca.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.