Açoriano Oriental
Embaixador da Eslováquia abre consulado na Ribeira Grande

Foi inaugurado, na cidade da Ribeira Grande, o Consulado Honorário da República da Eslováquia, o primeiro nos Açores.

Embaixador da Eslováquia abre consulado na Ribeira Grande

Autor: Paula Gouveia

O consulado, aberto desde o dia 15 de abril, está situado na rua Padre Luís da Silva Cabral. No mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu no salão nobre dos Paços do Concelho, o Embaixador da República Eslocava, Oldrich Hlavácek, e a Cônsul Honorária da República Eslovaca nos Açores, Zuzana Vieira.

Na ocasião, refere uma nota do município, o presidente da autarquia mostrou-se satisfeito e honrado com a visita do Embaixador à cidade da Ribeira Grande, para assinalar a abertura do primeiro consulado da Eslováquia nos Açores, considerando esta uma excelente oportunidade para estreitar relações e fomentar um intercâmbio cultural entre os dois povos. “A Ribeira Grande e a Eslováquia têm em comum, entre outras, a tradição do folclore. Através do consulado podemos realizar intercâmbios e convidar os grupos da Eslováquia a vir à nossa cidade e os nossos grupos irem até à Eslováquia”, referiu Alexandre Gaudêncio.

Além disso, a Ribeira Grande mostrou-se disponível para receber refugiados: “Estamos dispostos a receber, através do consulado, famílias ucranianas que se tenham refugiado na República Eslovaca. Queremos fazer parte da solução e sabemos que os Açores já estão a receber refugiados e nós podemos colaborar e receber essas pessoas”, disse o autarca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados