Açoriano Oriental
"Educar para uma Geração Azul” chega aos primeiros professores dos Açores.

Desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral da Educação, este programa pioneiro vem integrar o compromisso do Blue Azores em desenvolver a literacia do oceano, no Arquipélago.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Com o apoio da Secretaria Regional da Educação, a iniciativa envolve, nesta primeira fase, a formação de quase 300 professores do 1º ciclo do ensino básico, de 58 escolas das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, alcançando mais de 4.500 alunos deste nível de ensino, refere comunicado.


Este programa tem início amanhã, na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada, entre as 9 horas e as 13 horas.


Refira-se que o programa teve início no ano letivo 2018/19 e já formou mais de 300 professores em quatro municípios do Continente com ações de formação totalmente dedicadas a conteúdos sobre o oceano, a sua riqueza e potencial, as ameaças que enfrenta e às soluções que permitam manter o capital natural existente, como a criação de áreas marinhas protegidas ou a gestão sustentável das pescas.


Na Região, a formação incluirá adicionalmente um capítulo exclusivo sobre o mar dos Açores.


O programa permite abordar, em contexto escolar, oito áreas fundamentais do conhecimento sobre o oceano, transversais a várias matérias, como literatura, ecologia, direito, estratégia, geografia, economia, história, física e química, e responde a perguntas colocadas pelas crianças, como: “Porque é importante o oceano?”, “Quem é o dono do oceano?” ou “Porque é especial o mar dos Açores?”.


O mesmo foi desenhado para que os professores possam trabalhar os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio do 1.º ciclo do ensino básico, assim como as áreas de competências do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, através dos ensinamentos do mar.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados