Açoriano Oriental
Comemoração
Dia Nacional do Mar celebrado para a semana nos Açores
A ilha do Faial  acolhe  na próxima quarta-feira, dia 16, a celebração do Dia Nacional do Mar, informa comunicado do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS).
Dia Nacional do Mar celebrado para a semana nos Açores

Autor: Francisco Cunha
O evento é organizado pelo Governo Regional em parceria com a Universidade dos Açores, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e os CTT,  e “incidirá num debate do papel da geologia como base do valor e da biologia do mar profundo no futuro da ciência e economia dos Açores”.

A iniciativa, que surge no seguimento de outras celebrações do “Open Days” da Comissão Europeia, envolve a realização de duas palestras de especialistas internacionais que têm lugar na Biblioteca Pública  João José da Graça, na Horta.

As palestras intitulam-se” “O que torna a geologia marinha dos Açores tão especial”, pelo professor da Universidade de Toronto, Steve Scott, e o “Observatório do Mar Profundo: uma ferramenta para estudar as fontes hidrotermais”, a proferir por Pierre-Marie Sarradin, do IRFERMER, o instituto nacional francês para a pesquisa e exploração do mar.

No encontro, que “tenciona  transmitir um conjunto de informações e de oportunidades sobre o mar dos Açores”, haverá também a apresentação dos dados finais sobre a Campanha SOS Cagarro 2011.

De acordo com informação do GACS, esta iniciativa é considerada mesmo “a mais participada para a salvaguarda de uma espécie de ave marinha em Portugal”.

Outras iniciativas previstas  no Dia Nacional do Mar incluem o lançamento de um carimbo dos Correios comemorativo desta efeméride.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados