Açoriano Oriental
Chefe da diplomacia europeia pede acordo internacional para combater alterações climáticas
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu hoje um acordo internacional para combater as alterações climáticas, no dia em que se assinala o 70.º aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas.
Chefe da diplomacia europeia pede acordo internacional para combater alterações climáticas

Autor: Lusa / AO online

 

"Na cimeira do clima de Paris, em dezembro, devemos dar o passo seguinte. As alterações climáticas estão a ter consequências desastrosas em muitos países e precisamos de um acordo internacional ambicioso e juridicamente vinculativo", defendeu a responsável num comunicado hoje divulgado.

Federica Mogherini recordou que faz 70 anos que os representantes de 51 países ratificaram a Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor a 24 de outubro de 1945, e agora 193 países são membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Conseguimos construir uma comunidade global de que de facto precisamos. Os desafios que enfrentamos são globais e uma governação mundial efetiva nunca foi tão crucial", referiu.

A também vice-presidente da Comissão Europeia salientou que na União Europeia e na ONU nasceram "projetos para a paz, depois da pior guerra da história da humanidade", mas que estas partilham mais do que o desejo de paz.

"Temos uma visão de futuro, promovemos uma agenda global positiva que trabalhe pela paz, o respeito dos direitos humanos e o desenvolvimento para todos, defendeu.

Federica Mogherini referiu ainda que a adoção este ano da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável foi uma grande conquista e assegurou: "Toda a gente reconheceu que só podemos avançar se avançarmos juntos".

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.