Açoriano Oriental
Certificado de bem-estar animal constitui um “elemento de valorização”

O secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, afirmou, na Praia da Vitória, ilha Terceira, que o certificado de bem-estar animal ‘Werlfare Quality’ constitui um “elemento de valorização” para a região.

Certificado de bem-estar animal constitui um “elemento de valorização”

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota divulgada na página da Internet do Governo dos Açores, durante a entrega do diploma de certificação ‘Welfare Quality’ no Matadouro da ilha Terceira, que decorreu na terça-feira, António Ventura considerou tratar-se de “um grande passo”, salientando a importância de “ter este valor no processo de abate animal, como ter fatores de produção baratos”.

De acordo com o governante, citado na nota, já não se pode viver sem essa “certificação de bem-estar animal”, uma vez que “existe uma sociedade atenta, consumidores atentos e uma população com novas sensibilidades relativamente ao modo como se tratam os animais, quer em produção, quer em abate”.

Ainda segundo António Ventura, com a pandemia de covid-19 os consumidores “aceleraram aquilo que é a preocupação sobre a alimentação humana”, com o selo de certificação a ir ao encontro das “preocupações da humanidade”.

António Ventura salientou ainda que o objetivo do Governo dos Açores “é que os abates de animais sejam todos feitos na região e que daqui decorram mais-valias em termos de ganhos económicos na transformação, mas também na existência de mão-de-obra”.

O secretário Regional defendeu também uma evolução “no sentido de produzir um produto com recurso a menos água e que consiga atravessar o Atlântico e estar na mesa dos consumidores, sem grandes custos de transporte e com uma nova apreciação gastroeconómica”.

A partir de 2023, será feito um quadro de apoio para que os privados possam “montar as suas próprias salas de maturação”, revelou o governante.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.