Açoriano Oriental
Cavaco publica mensagem aos portugueses
O Presidente da República, Cavaco Silva, deixou uma mensagem em vídeo aos portugueses no site de Belém a explicar as razões da sua visita de Estado ao Chile.
Cavaco publica mensagem aos portugueses

Autor: Lusa / AO online
Antes de passar aos assuntos internacionais, o chefe de Estado fez questão de reiterar "uma palavra de sentido pesar" aos familiares das vítimas do acidente de segunda-feira da A23.

Por outro lado, Cavaco Silva explicou que a sua estada no Chile se divide em duas partes: uma visita oficial de dois dias ao "país mais desenvolvido da América Latina", que se inicia esta quarta-feira, e a participação na Cimeira Ibero-americana, entre quinta-feira e sábado.

"Quero aproveitar esta ocasião para dar um contributo ainda mais forte para aproveitar as potencialidades que existem de relações mais intensas entre Portugal e o Chile", afirmou Cavaco Silva, salientando que viajam consigo cerca de 30 empresários portugueses.

No entanto, para o chefe de Estado, este aprofundamento das relações bilaterais entre os dois países deve ocorrer "não apenas na parte económica mas também no domínio científico, tecnológico e cultural".

Por outro lado, o Presidente da República fez questão de destacar o tema da XVII Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo, coesão económica e social e o combate à exclusão.

"Os portugueses sabem bem que o combate à exclusão social e à pobreza tem sido uma prioridade do meu mandato", frisou.

Na sua mensagem aos portugueses, Cavaco Silva realçou ainda a "forte relação com o mar" quer de Portugal quer do Chile.

"É por isso que durante a visita oficial irei, na casa-museu do poeta Pablo Neruda, inaugurar uma exposição e participar num encontro com estudantes chilenos que estudam o português, precisamente para falar sobre o mar na poesia portuguesa", explicou.

"A todos vós um abraço amigo", despede-se Cavaco Silva, num vídeo com cerca de três minutos colocado no site www.presidencia.pt à chegada a Santiago do Chile.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados