Açoriano Oriental
Biden e Trump vencem primárias no estado norte-americano do Nebraska com recordes de abstenção

Joe Biden e Donald Trump venceram, respetivamente, as primárias dos partidos democrata e republicano esta terça-feira no estado norte-americano do Nebraska, numa eleição que registou recordes de abstenção por causa da pandemia da Covid-19.

Biden e Trump vencem primárias no estado norte-americano do Nebraska com recordes de abstenção

Autor: LUSA/AO Online

Estas foram as primeiras primárias com voto presencial desde as eleições no Wisconsin, há cinco semanas, em plena pandemia.

Apesar de a deslocação às urnas ter sido autorizada, após as críticas à votação presencial nas primárias no Wisconsin, a abstenção atingiu recordes, tendo sido registados 400 mil votos por correspondência, segundo números divulgados pela Associated Press (AP).

As autoridades tinham encorajado os eleitores a recorrerem ao voto por correspondência, apesar de o governador republicano do Nebraska, Pete Rickets, e o secretário de Estado, Bob Evnen, terem insistido na realização de eleições presenciais, numa altura em que muitos estados norte-americanos optaram por adiar as eleições ou recorrer ao voto por correspondência.

Apenas cinco estados têm legislação que permite a realização de eleições totalmente por correspondência: Colorado, Havai, Oregon, Washington e Utah, mas nenhum deles alguma vez testou este modelo no meio de uma pandemia.

Depois do abandono da corrida eleitoral por parte do senador Bernie Sanders, Joe Biden, ex-vice-Presidente dos EUA, é o candidato único à Casa Branca do lado democrata, devendo ser o rival do republicano Donald Trump, atual Presidente, que se recandidata a um segundo mandato.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.