Açoriano Oriental
PRR
Beneficiários finais dos investimentos dos Açores já receberam 146 ME

Mais de 140 milhões de euros já foram transferidos nos Açores para os beneficiários finais dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou o Conselho Económico e Social da região, apelando à celeridade na execução do programa

Beneficiários finais dos investimentos dos Açores já receberam 146 ME

Autor: Lusa/AO Online

“Até 30 de junho, o que estava transferido para os beneficiários finais são 146 milhões [de euros]. Isto representa, se considerarmos o investimento inicial dos 580 milhões, 25%. Se considerarmos o investimento dos 750 milhões, representa 13%”, disse a presidente da Comissão Especializada de Acompanhamento do PRR do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), Alexandra Bragança.

Alexandra Bragança, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada após uma reunião do CESA, considerou que a região está no “bom caminho”, mas alertou para a necessidade de “acelerar o passo e não perder tempo” na execução do plano.

“Quer da parte do Governo Regional, quer da parte dos agentes económicos, cumpre agir com celeridade, eficiência e rapidez. A tomada de decisão tem de ser rápida para podermos aproveitar este momento único para os Açores a todos níveis”, salientou.

A presidente da comissão do CESA detalhou que existem dois problemas na execução do PRR dos Açores, relacionados com os programas para a qualificação dos adultos ao longo da vida e com o sistema de capitalização das empresas.

Ainda segundo Alexandra Bragança, no final do próximo ano o objetivo passa por ter “1.125 alunos inscritos a mais no ensino pós-secundário e secundário dos Açores”, mas atualmente apenas existe um acréscimo de 517 alunos.

A dirigente do CESA lembrou também que até ao final deste ano estava previsto disponibilizar-se 50 milhões de euros às empresas da região, uma situação que “não vai de todo acontecer”.

“Era muito importante que o capital participativo fosse colocado à disposição das empresas o mais rapidamente possível, que é aquele sistema de recapitalização que vai abranger as médias e as grandes empresas. Era muito importante que este sistema estivesse operacional e à disposição das empresas até antes do final do ano”, defendeu.

Pois, acrescentou, esta é a uma “altura crucial” para garantir a execução do PRR.

“À data de 30 de junho de 2024, a execução acumulada do PRR Açores atingiu 77,55% [face ao previsto para aquela data]. Estamos numa altura crucial da execução deste programa. É nesta altura que todos nos devemos focar na execução dos marcos e metas que se encontram previstos daqui para a frente”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.