Açoriano Oriental
Política
Beleza da ilha Terceira elogiada na biografia Tony Blair
A beleza geográfica dos Açores foi elogiada pelo antigo primeiro ministro britânico Tony Blair, a propósito da visita durante a cimeira das Lajes que determinou a invasão do Iraque, em 2003.
Beleza da ilha Terceira elogiada na biografia Tony Blair

Autor: Lusa/AO online
Recordando o que classificou como um “acontecimento ligeiramente surreal”, Blair escreve, na biografia “A Viagem” publicada na passada quarta-feira, sobre a cimeira, realizada a 16 de Março de 2003.

Esta foi organizada após o fracasso em obter uma segunda resolução do Conselho de Segurança da ONU para autorizar a invasão do Iraque.

Blair afirma que ainda havia esperança numa “solução política” dos países árabes para tentar derrubar Saddam Hussein, e que falou sobre o assunto nos Açores com o então Presidente norte-americano, George W. Bush.

Os dois conversaram numa “pequena sala estranha” num edifício adjacente ao que recebeu a cimeira em que também participaram os primeiros-ministros espanhol, José Maria Aznar, e português, José Manuel Durão Barroso.

Blair conta que “as instalações eram básicas, como a maioria das bases aéreas, as salas funcionais e a decoração bastante simples com excepção para alguns azulejos [usando a palavra portuguesa] nas paredes”.

“Era uma linda ilha - o que pudemos ver do avião à chegada - mas vimos pouco”, admitiu.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados