Açoriano Oriental
BE reclama aumento de apoios da UE para os Açores

O Bloco de Esquerda exige um reforço dos fundos estruturais da União Europeia para os Açores e aponta o mar, educação, agricultura, pescas e mobilidade como áreas prioritárias para o investimento.



BE reclama aumento de apoios da UE para os Açores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na apresentação do manifesto eleitoral, Alexandra Manes, candidata dos Açores às eleições Europeias na lista do BE, deixou críticas ao PS por defender apenas a manutenção dos atuais apoios para os Açores.


“Não podemos concordar com aqueles que – como o PS – defendem que manter o atual nível de fundos para os Açores é já uma vitória”, disse a candidata, que reclama “mais solidariedade europeia e também mais fundos estruturais” para a Região.


De acordo com comunicado, Alexandra Manes aponta também a grande incoerência de PS, PSD e CDS quando defendem, ao mesmo tempo, o reforço de fundos de coesão para os Açores, e o aumento dos fundos para a criação de um exército europeu, sabendo que os dois aumentos são incompatíveis e contraditórios.


“O Bloco de Esquerda apresenta-se a estas eleições com a intenção de reforçar o Parlamento Europeu com mais deputados e deputadas que lutem por uma Europa diferente: uma Europa assente na solidariedade entre países, que rejeite o ultraliberalismo e o autoritarismo, que coloque as pessoas no centro das decisões políticas, e que promova a democracia e a liberdade”, disse Alexandra Manes, salientando no mesmo comunicado que “mais importante do que a cara dos deputados, são as suas posições políticas que fazem a diferença na vida das pessoas”.


A candidata deu exemplos concretos que demonstram a importância de reforçar a presença do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, recordando que o fim das quotas leiteiras e a abertura do mar às frotas estrangeiras de grandes arrastões – duas medidas que tiveram consequências muito graves para a economia dos Açores – “contaram sempre com a aceitação e a cumplicidade dos eurodeputados do PS e do PSD, e o facto de haver deputados dos Açores nestes grupos parlamentares nunca se traduziu numa defesa dos interesses da nossa Região”.


Alexandra Manes ocupa o oitavo lugar na lista nacional do Bloco de Esquerda às próximas eleições europeias, numa lista que é encabeçada por Marisa Matias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados