Açoriano Oriental
Eleições
BE defende aumento da pista do Aeroporto da Horta

Para o Bloco de Esquerda, o PS e o PSD são responsáveis pelo arrastar do problema relativo ao aumento da pista doAeroporto da Horta

BE defende aumento da pista do Aeroporto da Horta

Autor: Ana Carvalho Melo

A candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Assembleia da República pelos Açores, Joana Bettencourt, afirmou que o partido assume a defesa intransigente do aumento da pista do Aeroporto da Horta, considerando que que o PS e o PSD são responsáveis pelo arrastar do problema.

“O Bloco assume o compromisso de defesa intransigente do projeto do aumento da pista do aeroporto da Horta” e lamenta que PS e PSD continuem a arrastar este problema, afirmou.

A candidata, que lembrou as recentes notícias que apontam para a intenção da ANA em criar as faixas de segurança na atual pista, reduzindo na prática, a dimensão da pista e pondo em causa as condições para as ligações aéreas com o continente, vincou que o Bloco tem estado ao lado dos faialenses na defesa do aeroporto da Horta desde o início deste processo e tem levado o assunto ao parlamento dos Açores e mesmo à Assembleia da República ao longo da última década.

Recordou ainda que o BE já apresentou uma proposta para que o projeto de aumento da pista do aeroporto fosse declarada como de Interesse Público, como forma de pressionar a ANA a apresentar uma candidatura da obra aos fundos comunitários.

“Se estamos sob esta ameaça da ANA, muito se deve ao PSD e ao CDS, que privatizaram a ANA, entregando os aeroportos para a gestão privada, e por outro lado, o PS tem empurrado o assunto com a barriga”, acusa Joana Bettencourt.

Em relação ao aumento da pista do aeroporto, a candidata considera que um possível governo do PSD “não é confiável”, porque foi quem privatizou a ANA, e “seria sempre um risco” para a proteção dos interesses do Faial.

Joana Bettencourt tem também dúvidas sobre o compromisso do PS para garantir finalmente o aumento da pista do aeroporto da Horta e considera que é preciso dar mais força ao Bloco de Esquerda na Assembleia da República para “haver maior exigência na concretização deste projeto”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados