Açoriano Oriental
Bank Millennium constitui provisões de 175,5 ME para riscos com empréstimos

A administração do Bank Millennium decidiu constituir provisões de 821 milhões de zlótis polacos (cerca de 175,5 milhões de euros), nas contas do primeiro trimestre, para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários, foi anunciado.


Autor: Lusa

“O Conselho de Administração Executivo do Bank Millennium informa que tomou a decisão de constituir, nas contas do primeiro trimestre de 2023, provisões de PLN [zlóti polaco] 484 milhões [103,5 milhões de euros] para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Adicionalmente, vão ser constituídas provisões de 43 milhões de zlótis polacos (aproximadamente 9,2 milhões de euros) para riscos legais relacionados com a carteira de crédito gerada pelo Euro Bank, que não terão impacto nos resultados líquidos da instituição.

A administração do banco decidiu ainda introduzir ajustes de conservadorismo na metodologia de cálculo destas provisões, antecipando “potenciais tendências negativas”.

Este ajustamento vai traduzir-se numa provisão adicional de 337 milhões de zlótis polacos (72 milhões de euros) para os empréstimos originados pelo Bank Millennium.

Segundo a mesma nota, o banco espera atingir, no primeiro trimestre do ano, um resultado líquido positivo, em linha com o reportado no quarto trimestre de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados