Açoriano Oriental
Covid-19
Aumento de casos no Porto Santo é "situação complicada"

O presidente do Governo da Madeira considerou que o aumento de casos de Covid-19 na ilha do Porto Santo está a tornar-se “uma situação complicada”, admitindo a aplicação de multas em situações de incumprimento das regras.

Aumento de casos no Porto Santo é "situação complicada"

Autor: Lusa/AO Online

“A situação no Porto Santo está a ficar muito complicada”, declarou Miguel Albuquerque aos jornalistas, à margem da visita que efetuou ao Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira para inteirar-se da situação sobre a prevenção dos fogos florestais devido às elevadas temperaturas que se registam na região.

O governante criticou o comportamento, sobretudo dos jovens visitantes, que passam férias no Porto Santo e têm provocado desacatos e persistido no incumprimento das regras preventivas de combate à pandemia de Covid-19.

Por isso, Miguel Albuquerque adiantou que pretende “ordenar” às autoridades que passem a “aplicar multas”, nomeadamente em casos como a falta do uso de máscara, não cumprimento do distanciamento social e do recolher obrigatório.

“Senão vamos ter ali um problema”, sublinhou.

Miguel Albuquerque referiu ainda que o processo de vacinação dos adolescentes “tem decorrido bem” na região, mas criticou “o comportamento de alguns estratos mais jovens” e as “festas privadas” que decorrem na ilha.

“Não podemos mandar a Brigada de Intervenção Rápida [BIR] da Polícia de Segurança Pública [PSP] junto de jovens de 14 e 15 anos”, argumentou o chefe do executivo madeirense, recordando que a maioria está no Porto Santo sem os pais.

O delegado e responsável do centro de saúde do Porto Santo, Rogério Correia, referiu ao Diário de Notícias da Madeira que a ilha tinha identificados, no domingo, 49 casos ativos de Covid-19, com 56 pessoas em isolamento.

Ainda segundo o responsável, 47 casos são jovens visitantes, alguns dos quais quando chegaram à ilha “vinham já positivos e foram transmitindo a outros através das suas festas”.

Sobre os problemas que têm ocorrido, o médico admitiu ser uma situação recorrente no verão no Porto Santo.

“Isto não é um problema dos bares e das regras, mas da educação de muitos que visitam a ilha, que são jovens que estão sós e confundem liberdade com libertinagem, confundem coragem com atos de insanidade pura”.

O Porto Santo tem uma população residente na ordem das 5.000 pessoas, mas nos meses de verão os visitantes podem chegar aos 30 mil.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.