Açoriano Oriental
Artur Lima diz-se “muito expectante” com próxima Comissão Bilateral Permanente

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, declarou no sábado estar “muito expectante” com a próxima reunião da Comissão Bilateral Permanente, que sucederá no dia 17 deste mês e onde o “processo de luta permanente” sobre a descontaminação dos solos e aquíferos da ilha Terceira.

Artur Lima diz-se “muito expectante” com próxima Comissão Bilateral Permanente

Autor: AO Online /GA

“É um processo de luta permanente, de negociação diplomática, que envolve a Região e o Estado Português, e temos de ser muito determinados na nossa intenção de mitigar a contaminação”, embora sempre com atenção ao relacionamento entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Artur Lima falava num encontro com dirigentes associativos, culturais, sociais e económicos das comunidades Açorianas do Estado de Massachussets, reunião tida em New Bedford e que integra a visita do governante, e do Presidente do Executivo Regional, José Manuel Bolieiro, a comunidades Açorianas da Costa Leste.

“Temos de ser determinados e duros na negociação, essa é a minha postura", prosseguiu o Vice-Presidente do Governo, que acrescentou que, para o XIII Executivo Regional, “primeiro está a saúde” dos Açorianos, “acima de qualquer diplomacia".

Os norte-americanos, reconheceu, deram um “passo pequenito” na Bilateral tida no verão, com a garantia da realização de um estudo sobre a situação da contaminação de solos e aquíferos, mas haverá, da parte dos Açores, uma “postura mais exigente” na procura de uma solução que permita “mitigar” o problema.

“Não é uma solução nada fácil, é muito complicada”, concretizou Artur Lima.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.