Açoriano Oriental
Aprovado o “Guia da Contratação de Cidadãos Estrangeiros nos Açores”

O Governo dos Açores aprovou, esta segunda-feira, o “Guia da Contratação de Cidadãos Estrangeiros nos Açores”, documento com informações para empregadores e futuros empregados estrangeiros na Região.


Aprovado o “Guia da Contratação de Cidadãos Estrangeiros nos Açores”

Autor: Susete Rodrigues

O anúncio foi feito pelo secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, após a primeira reunião de 2024 do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração (CCRAI), que decorreu no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.

Citado em nota de imprensa do executivo regional, Paulo Estêvão afirmou que este guia vai fornecer “informações muito importantes para quem quiser instalar-se na Região Autónoma dos Açores e desempenhar aqui a sua profissão. As entidades patronais terão aqui também um mapa de tudo o que é preciso fazer”.

Reconhecendo a “grande pressão” do tecido empresarial no que diz respeito à falta de mão de obra, o secretário regional defendeu o recrutamento de profissionais de fora da Região, sendo necessária uma articulação em áreas como a habitação ou a educação.

“As pessoas que vêm para os Açores têm de ser recebidas com toda a dignidade”, disse Paulo Estêvão, acrescentando que se vê a imigração como um “fenómeno que é fundamental para o crescimento económico da Região e da nossa parte temos todo o interesse e estamos vocacionados para integrar bem e dar boas respostas nas nossas instituições, seja na segurança social, saúde ou educação”.

Saliente-se que na primeira reunião deste órgão sob a presidência de Paulo Estêvão, a agenda de trabalhos incluiu testemunhos setoriais da presidente da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), Alexandra Bragança, e da presidente da Delegação dos Açores da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Cláudia Chaves.

De acordo com a mesma nota de imprensa, a reunião terminou com uma evocação do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, que se comemora anualmente a 22 de abril, através de depoimentos de duas imigrantes brasileiras sobre a sua integração na sociedade açoriana, nomeadamente, Eleonora Marino Duarte, do Rio de Janeiro, e Ângela Fernandes, de São Paulo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados