Açoriano Oriental
António Costa expressa em Madrid a sua tristeza e admiração por Pérez de Rubalcaba

O primeiro-ministro português, António Costa, deslocou-se este sábado a Madrid para “expressar pessoalmente” a sua “tristeza e admiração” por Alfredo Pérez Rubalcaba, líder histórico do PSOE de quem era um “grande amigo”.

António Costa expressa em Madrid a sua tristeza e admiração por Pérez de Rubalcaba

Autor: Lusa/Ao online

“Quis expressar pessoalmente à sua viúva, à sua família, ao PSOE, à Espanha, a minha tristeza e admiração pelo Alfredo”, disse António Costa depois de ter estado na cerimónia fúnebre de Rubalcaba, no Congresso dos Deputados (câmara baixa do parlamento) espanhol.

O primeiro-ministro português apresentou os seus pêsames à viúva de Rubalcaba, depositou um ramo de rosas vermelhas e esteve cerca de 10 minutos sentado entre o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e a presidente do Congreso, Ana Pastor, que presidiram às cerimónia fúnebres de Estado.

António Costa sublinhou a “inteligência superior” de Rubalcaba e “a forma muito corajosa” como se bateu pelas liberdades, tendo conseguido “esse feito extraordinário” que foi acabar com “a ação da ETA”.

O antigo ministro e dirigente socialista espanhol, que morreu na sexta-feira, aos 67 anos, era membro do PSOE desde 1974, foi ministro em vários governos socialistas e líder deste partido entre 2012 a 2014, tendo-se destacado na luta contra a organização separatista basca ETA.

António Costa recordou que trabalhou “muito” com Rubalcaba durante as crises migratórias 2005-2007, que tiveram sobre as cidades espanholas de Ceuta e Melila, no norte de África, “uma pressão muito grande”.

“Fiquei sempre com uma enorme admiração por ele e mantivemos sempre o contacto nestes anos. É um grande amigo que perco”, disse o primeiro-ministro português.

António Costa terminou a breve declaração que fez manifestando que já tem “saudade do Alfredo” Pérez Rubalcaba, tendo em seguida recebido uma salva de palmas dos cidadãos presentes na enorme fila de pessoas que aguardavam para entrar no local onde decorreu o velório.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.