Autor: Paula Gouveia
Os estudantes dos Mestrados em Ensino da Universidade dos Açores queixam-se da demora no pagamento das bolsas de estudo do Governo Regional dos Açores para a frequência de mestrado na área de formação de professores.
De acordo com os alunos, muitos destes estudantes “sentem-se financeiramente incapacitados de continuar no mestrado por muito mais tempo, uma vez que estávamos todos a contar com o auxílio da bolsa”.
De acordo com os alunos, a bolsa deveria ser paga mensalmente, e apesar das várias tentativas de contacto com a Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego “não obtivemos qualquer resposta”.
Os estudantes explicam que a apresentação de candidaturas
decorreu em novembro passado, e, entretanto, no dia 15 de fevereiro
foram publicados os resultados das candidaturas no Jornal Oficial do
Governo dos Açores.
Contactada a Direção Regional da Qualificação
Profissional e Emprego, fonte do Governo garantiu que se “prevê iniciar o
pagamento das bolsas ainda nesta semana ou, no limite, na próxima
semana”, chamando a atenção que foi publicado no dia 17 de abril, no
Jornal Oficial, o despacho de concessão do valor de bolsa, necessário
para proceder ao pagamento. e onde consta a lista de alunos com o
respetivo montante das bolsas a atribuir.
A mesma fonte sublinha que o pagamento será efetuado com efeitos retroativos ao início do ano letivo 2022/2023.
Ainda de acordo com fonte do executivo, “na terça-feira, foi enviado um email aos beneficiários da medida a solicitar os documentos em falta, em cumprimento dos requisitos necessários para o seu efetivo pagamento”.
Segundo o Governo Regional, no que se refere aos pagamentos referentes ao ano letivo 2021-2022, “não existem montantes em atraso, ou por pagar, estando o processo concluído”.
Recorde-se de que, pelo Decreto
Legislativo Regional n.º 26/2021/A, de 12 de agosto, foi criado um
regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na
área de formação de professores, com o objetivo de suprir a carência de
pessoal docente.