Açoriano Oriental
Alunos queixam-se de atraso nas bolsas de mestrados em ensino

Governo Regional diz que prevê iniciar o pagamento das bolsas ainda nesta semana ou na próxima, com efeitos retroativos ao início do ano letivo 2022/2023

Alunos queixam-se de atraso nas bolsas de mestrados em ensino

Autor: Paula Gouveia

Os estudantes dos Mestrados em Ensino da Universidade dos Açores queixam-se da demora  no pagamento das  bolsas de estudo do Governo Regional dos Açores para a frequência de mestrado na área de formação de professores.

De acordo com os alunos, muitos destes estudantes “sentem-se financeiramente incapacitados de continuar no mestrado por muito mais tempo, uma vez que estávamos todos a contar com o auxílio da bolsa”.

De acordo com os alunos, a bolsa deveria ser paga mensalmente, e apesar das várias tentativas de contacto com a Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego “não obtivemos qualquer resposta”.

Os estudantes explicam que a apresentação de candidaturas decorreu em novembro passado, e, entretanto, no dia 15 de fevereiro foram publicados os resultados das candidaturas no Jornal Oficial do Governo dos Açores.

Contactada a Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego, fonte do Governo garantiu que se “prevê iniciar o pagamento das bolsas ainda nesta semana ou, no limite, na próxima semana”, chamando a atenção que foi publicado no dia 17 de abril, no  Jornal Oficial, o despacho de concessão do valor de bolsa, necessário para proceder ao pagamento. e onde consta a lista de alunos com o respetivo montante das bolsas a atribuir.

A mesma fonte sublinha que o pagamento será efetuado com efeitos retroativos ao início do ano letivo 2022/2023.

Ainda de acordo com fonte do executivo, “na terça-feira, foi enviado um email aos beneficiários da medida a solicitar os documentos em falta, em cumprimento dos requisitos necessários para o seu efetivo pagamento”.

Segundo o Governo Regional, no que se refere aos pagamentos referentes ao ano letivo 2021-2022, “não existem montantes em atraso, ou por pagar, estando o processo concluído”.

Recorde-se de que, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 26/2021/A, de 12 de agosto, foi criado um regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores, com o objetivo de suprir a carência de pessoal docente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados