Autor: AO Online /GA
Em São Miguel, dois casos são referentes a teste à chegada a passageiros residentes e outros dois casos referentes a teste do 6.º dia a um passageiro residente e outro não residente. Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista quatro novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 20 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista cinco novos casos e o concelho da Ribeira Grande regista 23 novos casos.
Na Terceira, dois dos novos casos são referentes a testes do 6.º dia a dois passageiros não residentes. Os restantes são em contexto de transmissão comunitária. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há 10 novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados três novos casos.
Em Santa Maria, há o início de uma cadeia de transmissão local primária – Santa Maria/Vila do Porto, na sequência do resultado positivo obtido por dois contactos próximos de um caso anteriormente reportado.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 48 recuperações.
À data de hoje estão internados sete doentes, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.
No decurso da investigação epidemiológica verificou-se que um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho de Ponta Delgada – São Pedro, se encontra a residir no concelho da Ribeira Grande, freguesia da Ribeirinha. Um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho de Vila Franca do Campo, freguesia de Água de Alto, está a residir no concelho de Ponta Delgada, freguesia de São Pedro.
O arquipélago conta presentemente com 560 casos positivos ativos, sendo 424 em São Miguel, 94 na Terceira, 15 em Santa Maria, 10 no Faial, oito em São Jorge, oito no Pico e um nas Flores.
Com o aparecimento de uma nova cadeia de transmissão local primária em Santa Maria, nas últimas 24 horas, são agora oito as cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria, uma no Faial e uma nas Flores. Até ao presente foram extintas 222 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.627 pessoas.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.982 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.229 pessoas, falecido 38, saído do arquipélago 89 e 66 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 655.508 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.
Desde 31 de dezembro de 2020 e até 2 de agosto, foram vacinadas nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5 por cento) e 137.897 com vacinação completa (58,2 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.