Autor: Arthur Melo
A 60.ª edição da São Silvestre de Ponta Delgada, que se
vai disputar sábado (dia 14) no centro histórico da maior urbe do
arquipélago, está muito perto de superar o recorde de participantes
ocorrido em 2017, na 54.ª edição da corrida organizada pela Associação
de Atletismo de São Miguel (AASM) .
Se há sete anos a maior corrida
de atletismo dos Açores contou com mais de 1500 atletas inscritos, a
edição deste ano já tem pouco mais de 1400 e o objetivo da organização
é, nos próximos anos, atingir os dois mil inscritos.
A meta foi
assumida ontem por André Garcia, presidente da AASM, na apresentação do
evento que conta, este ano, com a presença especial de Nélson Évora,
campeão olímpico e mundial do triplo salto, como padrinho do evento.
O
antigo corredor do FC Porto, Benfica, Sporting e Barcelona aproveitou a
ocasião para fazer uma promessa: “se baterem os dois mil inscritos eu
vou correr”, atirou Nélson Évora durante a apresentação da prova no
Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Destes mais de
1400 atletas, cerca de 300 são provenientes do território continental
português, com destaque para a presença de atletas do Sporting e do
Maia.
Para assinalar o número redondo de edições (60) e para tentar
chegar aos dois mil participantes nos próximos anos, a organização criou
um troféu que encontra-se dividido em três e que obrigará a participar
nas provas de 2024, 2025 e 2026. Tratam-se das medalhas de finisher,
atribuídas no instante em que cada atleta corta a linha de chegada,
sendo que as deste ano, adicionadas às que vão ser entregues no próximos
dois anos, vão formar um troféu com a silhueta das Portas da Cidade com
o relevo da ilha de São Miguel.
A prova conta com o patrocínio da
Bensaude Distribuição (o acordo é válido até 2026) e o apoio da Câmara
Municipal de Ponta Delgada.
Pedro Nascimento Cabral formulou, na ocasião, o desejo que a “São Silvestre de Ponta Delgada passe a ser uma referência a nível nacional como são outras São Silvestres no país”, tendo o edil destacado também que o evento já é “uma marca, uma impressão digital, da nossa atuação autárquica” em matéria de desporto.