Açoriano Oriental
PM britânico considera “incomportável” aumento salarial pedido por enfermeiros

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, considerou "insensato e incomportável” o pedido de aumento salarial de 19% feito pelo sindicato de enfermeiros Royal College of Nursing (RCN), que convocou uma greve para dezembro.

PM britânico considera “incomportável” aumento salarial pedido por enfermeiros

Autor: Lusa/AO Online

Sunak foi criticado no parlamento, durante o debate semanal na Câmara dos Comuns, pelo deputado do partido Trabalhista Andy McDonald por “recusar as exigências razoáveis” de enfermeiros, trabalhadores dos caminhos de ferro e outros trabalhadores que estão a fazer greve em protesto por melhores salários.

Em resposta, o primeiro-ministro garantiu sentir "admiração e gratidão” pelos enfermeiros, mas explicou que "é simplesmente insensato e incomportável ter um aumento salarial de 19%” devido ao impacto que teria na inflação. 

O Governo britânico tem estado sob crescente pressão devido ao agravamento da contestação social. 

Professores do ensino secundário e superior e trabalhadores postais cumprem hoje um de vários dias de greve, enquanto estão previstas paralisações noutros setores nas próximas semanas, incluindo transportes, saúde e função pública. 

O RCN convocou para os dias 15 e 20 de dezembro as primeiras greves em 106 anos, exigindo um aumento salarial de 5% acima do índice de preços no consumidor, que em outubro atingiu 14,2%.

O ministro da Saúde britânico, Steve Barclay, alegou que um aumento salarial de 19,2% custaria mais 10.000 milhões de libras (11.600 milhões de euros) por ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados