Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

O medo é superado pela coragem



A Biblioteca Escolar Emanuel Jorge Botelho da EBI Canto da Maia, entre os dias 2 e 12 de março, no âmbito do projeto Ler Encantar Recordar da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, dinamizou a obra Uma noite caiu uma estrela, de David Machado, a seis turmas da Educação Pré-Escolar. Com o projeto em causa, foram abordados três tipos de literacia: da leitura, dos media e da informação.

Ao entrarem ‘no espaço da história’, a música ambiente e a projeção de imagens sobre o firmamento cativaram a atenção das crianças, fixando olhares, cerrando murmúrios …

Compreender mensagens orais em situações diversas de comunicação (imagem e áudio) e usar a linguagem oral em contexto, conseguindo comunicar eficazmente de modo ade­quado à situação (produção e funcionalidade), foram os objetivos propostos com a projeção de um vídeo sobre o qual se questionou:

 - O que é uma estrela?

- É possível contar as estrelas?

 - Que aparelho podemos utilizar para observar as estrelas mais de perto?

- Que nome se dá à estrela que está mais perto de nós?

- Por que razão não observamos as estrelas durante o dia?

Criar o gosto pela leitura, ouvir uma história, recontar a história tendo por base as sequências visuais recriadas para o efeito e responder a perguntas sobre a mesma, utilizando a literacia digital, foram os objetivos que se seguiram.

Pela coordenadora da Biblioteca Escolar, Maria do Carmo de la Cerda Gomes, deu-se voz à história, que resumidamente se conta: “Uma noite, cai uma estrela numa aldeia onde vive uma criança chamada Óscar que tinha medo de quase tudo. Superando o medo, segura-a na sua mão e corre até à aldeia. As pessoas dão vivas à estrela e enaltecem a coragem do rapaz, mas a luz emitida pela estrela irá impedir toda a gente de dormir! Por tentativa e erro, Óscar tenta resolver o problema…Uma noite caiu uma estrela é uma história sobre coragem, sobre superação de adversidades e onde o medo acaba por ser vencido!”

No final da sessão, depois de graúdos e miúdos terem expressado os seus medos, todos foram convidados a colocar uma estrelinha no céu, para que o medo ficasse lá longe, inalcançável… A música ensaiada por todas as educadoras “Brilha, brilha lá no céu” deu o mote ao final da sessão.

AO Escolas

ESAQ está de parabéns
A fase regional do Corta Mato Escolar decorreu, no dia 19 de fevereiro, no Parque Florestal de Santa Lúzia, na ilha do Pico, com consagração da aluna da ESAQ, da turma 12ºA.
 
Escola Secundária Antero de Quental
ESAQ recebe três professores do IES GAIA Sant Vicent Del Raspeig, de Alicante, Espanha, em Jobshadowing integrado no programa Erasmus+.
Estes professores estarão entre nós do dia 26 de fevereiro ao dia 1 de março, acompanhando atividades em situação de sala de aula. O foco da sua mobilidade serão aulas das disciplinas de Teatro, Língua Inglesa e Artes Visuais. Tomarão também parte de uma atividade desenvolvida no âmbito do programa de cidadania e desenvolvimento promovida pela turma do 12ºI.
 
Escola Secundária Antero de Quental
ALA
As inscrições estão abertas para novos sócios no site próprio para o efeito (8https://ala.esaq.pt/quem-somos/?v=35357b9c8fe4). O projeto, sem fins lucrativos, visa dinamizar o quiosque e o Largo Mártires de Pátria.
 
Escola Secundária Antero de Quental

Notícias AO

"Falhas em serviço postal geram quase 500 queixas" é a manchete do Açoriano Oriental
Destaque fotográfico para "Comité das Regiões faz apelo a política de coesão para uma década"
 
Federação sindical pede “resposta célere” do novo governo aos problemas da Educação
A Federação Nacional da Educação (FNE) pede uma “resposta célere” do novo governo aos problemas mais urgentes que afetam a Educação, lembrando os compromissos assumidos na campanha eleitoral, como a recuperação do tempo de serviço.
 
PJ integra operação nos EUA contra exploração sexual de crianças
A Polícia Judiciária (PJ) integrou uma operação contra a exploração sexual de crianças nos Estados Unidos da América (EUA), entre 26 de fevereiro e 08 de março, que resultou no resgate de oito crianças de situações de abuso.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados