Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

A felicidade aos olhos dos mais novos…


1

No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.

Felicidade pode ser…

Era uma vez uma palavra chamada felicidade.

Ninguém sabia o seu significado, só um anjo especial.

Um dia, esse anjo apareceu na minha ilha para nos dizer o quer era a felicidade!

Ele começou por dizer que felicidade é ser obediente, respeitar os outros, ter uma família que nos ame e, claro, na vida das crianças não pode faltar a brincadeira (que é o que me faz feliz).

E sempre que alguém está triste, ele disse para nos lembrarmos da felicidade.

Por fim, todos ficaram a saber o seu significado.

E não te esqueças que se ajudares uma pessoa também sentirás a felicidade!!!

Matilde Maciel

3.º 24 – EB1/JI de Ramalho

 

A felicidade

A felicidade há em mim…

A felicidade faz-me ter amigos que brincam comigo e uma família que me ama!

Ela deixa-me feliz e alegre. Com ela, rio-me com os meus primos, amo os meus tios-avós e adoro os meus pais e amigos.

Felicidade é ter o necessário para viver, ter onde viver e o que comer.

E a felicidade, quando há em mim, é quando estou com quem amo!

Tiago Massa

3.º 24 – EB1/JI de Ramalho

 

O que me faz feliz

Todas as pessoas têm felicidades, tal como eu.

Para mim a felicidade é ter carinho, não ter necessidades, é ter alguém para não estar sozinho. É ter a família viva, passear ao ar livre, estar junto dos meus pais, brincar com os meus gatos, brincar com os meus amigos na escola e conseguir algo que nunca consegui.

Para mim sentir felicidade é muito importante e é um sentimento que todos os seres vivos devem ter. Mas também devem ter a tristeza, pois, de outro modo, não vão saber o que é a felicidade.

Fico mais feliz quando estou com os meus pais, quando a minha professora brinca comigo, dizendo que sou um inseto, ou quando brinco com os meus amigos e com os meus gatos.

Sofia Silva

3.º 24 – EB1/JI de Ramalho

 

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

“A nossa agricultura é credora de carbono”
Jorge Rita, líder da Associação Agrícola de São Miguel e da Federação Agrícola dos Açores considera que as emissões de carbono da agricultura na Região são muito mitigadas pela presença da pastagem, da floresta e do mar. Ou seja, como faz notar, “é precisamente ao contrário da maior parte das agriculturas que são feitas” dentro e fora da União Europeia
 
Federação defende pacto de regime para setor das Pescas
Jorge Gonçalves considera que as Pescas não devem ser geridas de acordo com os “ciclos políticos de quatro anos” que podem colocar em causa a sustentabilidade dos recursos. Para a Federação, o setor não tem futuro sem ciência e juventude
 
500 pessoas trilham o futuro dos Açores nos parques tecnológicos
Cerca de 500 pessoas trabalham em mais de uma centena de empresas instaladas nos dois parques de ciência e tecnologia de São Miguel e Terceira, o Nonagon e o Terinov, respetivamente, ajudando a trilhar os caminhos do futuro nos Açores
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados