Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

O Florir das Palavras


O Florir das Palavras - programa

De 16 de maio a 22 de junho, a Escola Básica Integrada Canto da Maia encheu-se de vida e cor, com mais uma edição do projeto “O Florir das Palavras”. Esta iniciativa da Biblioteca Escolar Emanuel Jorge Botelho, que já vai na sua terceira edição, envolveu alunos e docentes de todos os ciclos e anos de escolaridade na celebração da poesia, nas suas mais diversas formas, e culminou numa apresentação a 22 de junho, no auditório da escola.

“Palavras em Cena”,  pela Associação Açoriana de Educação pela Arte – Boneca de Trapos; “Escrita criativa – do poema à canção”, pelo músico, poeta e compositor Aníbal Raposo; “Poesia e Arte”, pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e “Poesia e Ciência”, pelo Expolab – Centro de Ciência Viva, foram algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, com diferentes públicos alvo, numa perspetiva de interdisciplinaridade e promoção de aprendizagens significativas.

Naquela que foi a reta final do ano letivo, as atividades tiveram lugar na Escola Sede e nos restantes núcleos escolares da Unidade Orgânica, com a Boneca de Trapos a levar alegria, música e cor a todas as crianças da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo.

No dia 22 de junho, o encerramento desta edição do projeto deu-se no auditório da Escola Sede, com a participação de 250 alunos, da Educação Pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade que, entre um jardim de palavras, apresentaram os trabalhos desenvolvidos com os seus docentes. Da poesia à música, passando pela dramatização, foi uma manhã de alegria, partilha e merecido destaque às aprendizagens realizadas ao longo do ano letivo, fazendo-as transpor as paredes das salas de aula e ecoar por toda a escola.

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados