Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

O Florir das Palavras


O Florir das Palavras - programa

De 16 de maio a 22 de junho, a Escola Básica Integrada Canto da Maia encheu-se de vida e cor, com mais uma edição do projeto “O Florir das Palavras”. Esta iniciativa da Biblioteca Escolar Emanuel Jorge Botelho, que já vai na sua terceira edição, envolveu alunos e docentes de todos os ciclos e anos de escolaridade na celebração da poesia, nas suas mais diversas formas, e culminou numa apresentação a 22 de junho, no auditório da escola.

“Palavras em Cena”,  pela Associação Açoriana de Educação pela Arte – Boneca de Trapos; “Escrita criativa – do poema à canção”, pelo músico, poeta e compositor Aníbal Raposo; “Poesia e Arte”, pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e “Poesia e Ciência”, pelo Expolab – Centro de Ciência Viva, foram algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, com diferentes públicos alvo, numa perspetiva de interdisciplinaridade e promoção de aprendizagens significativas.

Naquela que foi a reta final do ano letivo, as atividades tiveram lugar na Escola Sede e nos restantes núcleos escolares da Unidade Orgânica, com a Boneca de Trapos a levar alegria, música e cor a todas as crianças da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo.

No dia 22 de junho, o encerramento desta edição do projeto deu-se no auditório da Escola Sede, com a participação de 250 alunos, da Educação Pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade que, entre um jardim de palavras, apresentaram os trabalhos desenvolvidos com os seus docentes. Da poesia à música, passando pela dramatização, foi uma manhã de alegria, partilha e merecido destaque às aprendizagens realizadas ao longo do ano letivo, fazendo-as transpor as paredes das salas de aula e ecoar por toda a escola.

AO Escolas

Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa
O Sonho de Martim
Tudo começou com uma aula sobre Educação Inclusiva quando elaborei com a turma do 12ºG um inquérito sobre Necessidades Educativas Especiais.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Capa 24 julho 2024
"Recém-formados em risco de falhar concurso docente" é a manchete de hoje
 
Autarca de Ponta Delgada reivindica mais polícias à República
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, vai reivindicar, junto do Governo da República, mais polícias para a cidade.
 
Rafael Reis vence prólogo e é o primeiro camisola amarela da 85.ª edição
O ciclista português Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) vence o prólogo inaugural da 85.ª edição da Volta a Portugal, o quarto seguido e a nona etapa na carreira, e é o primeiro camisola amarela da corrida.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados