Açoriano Oriental
Museu hebraico com 26 mil visitantes em cinco anos

O Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Porta do Céu, que resultou da recuperação da antiga Sinagoga de Ponta Delgada, já acolheu cerca de 26 mil visitantes desde que abriu ao público há cinco anos.

Museu hebraico com 26 mil visitantes em cinco anos

Autor: Rui Jorge Cabral

Segundo refere uma nota de imprensa, ao longo destes cinco anos de existência, o Museu Hebraico Sahar Hassamaim desenvolveu várias iniciativas, como lançamentos de livros e a realização de conferências, colóquios, concertos musicais, homenagens, workshops, visitas guiadas pela cidade e exposições a nível nacional (Belmonte e Alenquer) e nos Estados Unidos da América (Fall River e Filadélfia).
Paralelamente, refere ainda a Câmara de Ponta Delgada, os serviços do Museu Hebraico trabalham no resgate e tratamento do arquivo histórico da antiga colónia hebraica de Ponta Delgada, higienizando a documentação e realizando estudos científicos sobre as Torás, em parceria com a Universidades Nova de Lisboa e de Évora.
Além disso, estão a ser traduzidos documentos diversos, numa iniciativa que envolve o Consulado dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada e estudiosos americanos ligados a várias universidades.
Foi também criada neste espaço cultural uma biblioteca com mais de 5 mil livros, a partir de três doações privadas, nomeadamente de Patrícia Bensaude, da Azorean Jewish Heritage Foundation e de José de Almeida Mello.
Ao Museu Hebraico Sahar Hassamaim foram doados vários legados patrimoniais ligados à comunidade judaica, também por privados, de entre os quais se destacam Miriam Sebag, Jorge Delmar e Vítor Meireles.
Para assinalar os cinco anos de existência, o Museu Hebraico tinha programado realizar um colóquio e concertos de teor hebraico, mas o evento foi cancelado devido à Covid-19.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.