Autor: Rui Jorge Cabral
As dezanove autarquias dos Açores vão ter este ano um maior destaque no
stand dos Açores, promovido pela Visit Azores, durante a Bolsa de
Turismo de Lisboa (BTL), que decorre entre os dias 12 e 16 de março.
“Achávamos que a posição dos municípios não era a mais indicada para a sua promoção e isso foi tido em conta pela Visit Azores, ao darem-nos um espaço, na praça central do stand, que trará mais dignidade e maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos municípios”, afirmou em declarações ao Açoriano Oriental o presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), Alexandre Gaudêncio.
Que destaca igualmente o facto desta participação na BTL não implicar
qualquer encargo financeiro para os municípios açorianos.
Refira-se que a BTL, que decorre no espaço da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, é a grande montra anual do turismo em Portugal e as autarquias açorianas vão estar representadas no stand dos Açores por grupos de ilhas - Oriental, Central e Ocidental - tendo cada uma delas a possibilidade de fazer uma apresentação, em horário aberto ao público, atraindo assim uma maior audiência.
As apresentações das autarquias açorianas na BTL, com cerca de 40 minutos de duração para cada município, decorrem entre sexta-feira, 14 de março e domingo, 16 de março, a partir das 12 horas.
Para o presidente da AMRAA, “este
horário é melhor do que nos anos anteriores e vamos ter as apresentações
públicas num horário em que a feira está aberta aos visitantes, quando
no passado grande parte dos municípios só apresentavam as suas
atividades em horários destinados aos profissionais”, o que vai permitir
este ano “chegar a muito mais gente”.
Em declarações ao Açoriano
Oriental, Alexandre Gaudêncio recorda que esta já não é a primeira vez
que as autarquias vêm integradas no stand dos Açores, falando a uma só
voz com a Região em termos de promoção, mas até há uns anos, não era
isso que se verificava, com autarquias ou grupos de ilhas a
promoverem-se em espaços próprios e separados do stand dos Açores na
BTL.
“Nos últimos anos tem havido uma preocupação por parte da promoção do Destino Açores em falar com as autarquias, promovendo os Açores a uma só voz”, reconhece o presidente da AMRAA.
Que destaca as
reuniões de trabalho com bastante antecedência que foram tidas entre a
Visit Azores, a entidade responsável pela promoção do Destino Açores e a
associação representativa dos municípios açorianos.
“O que também
revela, do nosso ponto de vista, esta preocupação por parte da entidade
responsável pela promoção dos Açores em olhar para os municípios,
percebendo que eles também são agentes de promoção turística”, afirma
Alexandre Gaudêncio.
Ao nível de cada município, o presidente da
AMRAA também não duvida em afirmar a importância da promoção realizada
na BTL, uma vez que “é uma oportunidade de divulgarmos o que cada um de
nós faz de diferente em relação aos outros e temos vindo a constatar que
quem nos visita gosta de experienciar as atividades culturais
diferentes e genuínas”.
E para Alexandre Gaudêncio, “os municípios conhecem os seus territórios e as suas tradições melhor do qualquer entidade regional ou nacional” e, por isso, a BTL é “sem dúvida, um momento único de promoção da nossa identidade local”.
Por fim, o
presidente da AMRAA destaca a preocupação manifestada pelos municípios
açorianos quanto à necessidade de fazerem parte da promoção do Destino
Açores, realçando a mudança de atitude da atual direção da Visit Azores,
presidida por Luís Capdeville Botelho, “muito mais pró-ativa e
preocupada em ouvir a opinião dos municípios”, sendo a BTL um exemplo
disso, uma vez que “nunca se preparou a representação dos municípios com
tanta antecedência como neste ano”.