Açoriano Oriental
Francisco César é candidato único à liderança do PS/Acores

O deputado na Assembleia da República Francisco César é o único candidato à liderança do PS/Açores nas eleições agendadas para os dias 28 e 29 de junho

Francisco César é candidato único à liderança do PS/Acores

Autor: Lusa/AO Online

Os socialistas açorianos vão eleger um novo líder depois de Vasco Cordeiro, presidente do PS/Açores desde 2013, ter anunciado que não se vai recandidatar ao cargo.

Numa nota à imprensa, o PS/Açores refere que, “terminado o prazo regulamentar para apresentação de candidaturas à liderança do partido”, a única candidatura entregue foi a de Francisco César, com o lema “Um Novo Futuro”.

“Após análise, pelo presidente da Comissão Regional de Jurisdição, Fernando Cordeiro, a candidatura foi considerada válida e admitida”, acrescenta.

Segundo a nota, as eleições para a liderança do PS/Açores ocorrem nos dias 28 e 29 de junho e o XIX Congresso realiza-se entre os dias 27 e 29 de setembro, na ilha de São Miguel.

A candidatura de Francisco César adiantou na quinta-feira em comunicado que, naquele dia, o socialista formalizou a corrida à liderança do partido açoriano “com declarações de propositura de mais de 400 militantes”.

“Na entrega da sua moção, Francisco César destacou a importância de construir ‘Um Novo Futuro’ para o PS Açores, assente em três pilares ‘fundamentais’: Educação para todos, transparência e liberdade, forte componente no fomento económico”, lê-se.

No documento, o candidato defende para a região “um novo modelo económico, diversificado, aberto e sustentável”, que agregue os fatores diferenciadores e “aposte na criação de valor nos setores tradicionais, como agricultura, pescas e turismo, e nas novas economias do mar, do digital, da descarbonização e da transição energética”.

Francisco César também sublinha a importância da dignidade humana e da justiça social: "Somos o partido que acredita que a comunidade em que nos inserimos só será plena quando houver verdadeira dignidade para com o ser humano: dignidade no acesso ao trabalho, no rendimento, na velhice, na habitação e na saúde.

A apresentação oficial da moção de orientação global do socialista, intitulada "Um Novo Futuro", está marcada para sábado, às 18h30, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Francisco César, 45 anos, formado em Economia, é deputado e vice-presidente da bancada do PS na Assembleia da República, sendo ainda membro dos secretariados nacional e regional do partido.

O socialista já foi deputado e líder da bancada do PS na Assembleia Regional dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados