Açoriano Oriental
João Henriques quer Vitória “eficaz” para triunfar frente ao Santa Clara

O treinador João Henriques afirmou que o Vitória de Guimarães quer vencer o Santa Clara, na 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, tendo para isso de ser mais "eficaz" do que na Taça de Portugal.

João Henriques quer Vitória “eficaz” para triunfar frente ao Santa Clara

Autor: AO Online/ Lusa

Uma semana após a derrota caseira com os açorianos na quarta eliminatória da ‘prova rainha', ditada por um golo de Júlio Romão, ao minuto oito, o técnico considerou que os vimaranenses desperdiçaram "inúmeras" situações e assumiu o desejo de ver a equipa melhor na finalização na segunda-feira, para novo duelo com a formação de Ponta Delgada, em São Miguel.

"Queremos voltar a criar [situações de finalização] e sermos mais eficazes. Isso dará um resultado diferente. Sem qualquer tipo de ‘vingança', queremos voltar a vencer", realçou, na antevisão ao desafio.

Após as eliminações da Taça de Portugal e da Taça da Liga, na quarta-feira, frente ao Benfica (derrota por 4-1 nas grandes penalidades, após o 1-1 nos 90 minutos), os minhotos têm o "foco exclusivo no campeonato" e querem dar sequência às vitórias frente a Tondela (2-0) e Portimonense (1-0), acrescentou.

Por considerar que a "margem de erro" dos vitorianos face ao resultado é sempre "zero", João Henriques disse não ver "grande diferença" entre defrontar os açorianos numa prova a eliminar e na I Liga, a não ser o "palco do jogo", que conhece bem, por ter orientado o conjunto insular nas épocas 2018/19 e 2019/20.

O treinador lembrou que o Santa Clara, sétimo classificado, pontua mais fora do que em casa desde 2018 - na época em curso, somou nove dos 13 pontos nessa condição - por ser "mais pragmático" e "esperar o erro do adversário", mas avisou que a formação de Ponta Delgada costuma estar "coletivamente bem organizada".

"Em casa, [o Santa Clara] tenta assumir o jogo e expõe-se mais. O Daniel Ramos é um treinador experiente e sabe como conquistar pontos na I Liga para atingir os objetivos pretendidos. A equipa está junta há muito tempo e os jogadores conhecem-se bem. É uma equipa tranquila na tabela, que vai tentar repetir o resultado de há uma semana", observou.

Melhor defesa do campeonato, a par de Sporting, Rio Ave e Belenenses SAD, com sete golos sofridos, o Vitória marcou sempre primeiro nos cinco triunfos já alcançados e João Henriques considerou importante ‘inaugurar o marcador' nos Açores, por considerar mais confortável jogar em vantagem.

"A maioria das equipas que marca primeiro vence. Por alguma razão se diz que ‘virar' jogos é muito difícil. Quem marca primeiro, tem o conforto de jogar segundo o plano estratégico. O momento mais difícil de trabalhar é sempre o ataque posicional. Quem está a defender, se estiver bem organizado, com boas coberturas, dificulta muito qualquer equipa", argumentou.

Questionado ainda sobre a inclusão do ponta de lança Oscar Estupiñán no ‘onze' frente ao Benfica, valendo um golo, e do rendimento do emprestado Aziz, com nove golos em 14 jogos oficiais pelo Estoril Praia, líder da II Liga, o técnico realçou que o colombiano, de 23 anos, entrou "motivado" e é um "bom elemento" para juntar ao plantel e que o ganês, de 22, está a ser seguido com "muita atenção".

O Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga, com 16 pontos, defronta o Santa Clara, sétimo, com 13, em partida da 10.ª jornada, agendada para as 19h15, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, com arbitragem de Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados