Açoriano Oriental
Iniciadas intervenções para minimizar risco de inundações nos Arrifes

O Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Ponta Delgada iniciaram “um conjunto de intervenções” na freguesia dos Arrifes, com o objetivo de minimizar o risco de inundações, anunciou a autarquia.

Iniciadas intervenções para minimizar risco de inundações nos Arrifes

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral (PSD), deslocou-se ao local e acompanhou o arranque dos trabalhos, tendo reunido com os principais responsáveis das direções regionais das Obras Públicas, dos Recursos Florestais e do Ordenamento do Território.

A fonte refere que, na ocasião, o autarca “destacou a importância do ‘plano de ação’ que está a ser articulado entre a autarquia e o Governo dos Açores, no sentido de travar ocorrências tão graves no futuro, provocadas por chuvas intensas”.

“Estamos absolutamente empenhados em atacar de forma concertada e eficaz o problema de inundações em Ponta Delgada. Neste encontro de trabalho falámos do problema no concelho no seu todo, unicamente preocupados em salvaguardar a segurança das pessoas e proteger os seus bens”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral, citado na nota.

A autarquia lembra que o concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “vem continuamente a registar enxurradas e ocorrências desde o dia 19 de dezembro” de 2023.

Os episódios de mau tempo afetaram “metade das freguesias do concelho”, nomeadamente Arrifes, Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros, Sete Cidades, Pilar da Bretanha, Ajuda da Bretanha, Remédios, Santa Bárbara, Santo António e Capelas.

No passado dia 11, o Governo Regional dos Açores anunciou que estava a acompanhar a situação nas freguesias do concelho de Ponta Delgada afetadas pelo mau tempo e a definir “o início de diversas intervenções”, com prioridade para os Arrifes e as Capelas.

O executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) “tem estado a acompanhar a situação das várias freguesias do município de Ponta Delgada afetadas, neste inverno, pelo mau tempo, num trabalho de proximidade com o poder local”, referiu naquele dia a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.

“Nesta fase, o Governo dos Açores está a definir o início de diversas intervenções, com prioridade para as freguesias de Arrifes e Capelas, para os próximos dias”, acrescentou.

Na segunda-feira, a Junta de Freguesia dos Arrifes alertou para a possibilidade de ocorrerem novas cheias na localidade, responsabilizando a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Governo açoriano por não resolverem a situação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados