Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia Internacional da Matemática 2023 - Matemática para todos



O grupo de Matemática, da ESAQ, comemorou no passado dia 14 de março, o Dia Internacional de Matemática, sob o tema “Matemática para todos”, com a realização de atividades, exposições e palestras que nos encheram de orgulho e satisfação.

O grupo de Matemática comemorou no passado dia 14 de março, o Dia Internacional de Matemática, sob o tema “Matemática para todos”, com a realização de atividades, exposições e palestras que muito nos honraram e nos alegraram. 

Para a comemoração desta data, foi essencial o contributo e o envolvimento dos alunos das turmas A e B dos cursos de Formação Pré-Profissionalizante e de Formação Profissionalizante, da professora Ana Resendes, que responderam ao desafio “O que é Matemática para ti?”;  dos alunos das turmas A, C, D e E do 7.º ano, da docente Cristina Macedo, que nos abrilhantaram com a construção de sólidos geométricos; dos alunos das turmas A e B, do 12.º ano, da professora Ana Rosa Furtado, que dinamizaram uma feira de atividades (“Origamis”, “Pi Arte”, “Qual é o intruso?”, “A Matemática é…”, “Apanha!”, “TIC & Companhia” e “Jogos”), durante a manhã.
O docente Gualter Medeiros preparou a exposição intitulada “O número Pi ” e o professor aposentado Boanerges Melo criou a exposição “Os 10 maiores Matemáticos da História”.
Durante a tarde, as palestras estiveram a cargo dos docentes da Universidade dos Açores, Helena Melo e Maria do Carmo Martins, que dinamizaram a palestra “Pi - adas e 1 pouco +”, direcionado para os alunos do 3.º ciclo, e Paulo Medeiros, que proferiu a palestra “Matemática e a fotografia” para discentes do secundário.
O Expolab, em articulação com a professora Maria do Carmo Santos, proporcionou aos alunos da escola a participação na sessão "Calçadas nos Açores - Simetrias em jogo", que decorreu na tarde do dia 20 de abril e na manhã do dia 21 de abril.
Foram dias diferentes e muito apreciados pelos alunos.

O coordenador do grupo de Matemática, José Parece, agradece a todos os que visitaram as exposições, participaram na feira de atividades e assistiram às palestras. Também agradece aos alunos, aos auxiliares da ação educativa e aos docentes que contribuíram para o sucesso desta atividade.


José Parece
(coordenador do grupo disciplinar de Matemática)
Ana Paula Medeiros
(coordenadora do departamento curricular de Economia e Matemática)

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

CApa AO 2 maio 2025
"Governo aberto a discutir salas de consumo assistido" é a manchete de hoje
 
Legislativas: Candidato do BE/Açores defende melhores salários
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral dos Açores às legislativas de 18 de maio defendeu o aumento do salário mínimo e médio e “melhores condições” para quem trabalha por turnos.
 
Ucrânia: Zelensky saúda acordo “verdadeiramente justo” com os Estados Unidos
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou o que considera um acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia, depois de meses de negociações.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.