Açoriano Oriental
Covid-19: Restaurantes podem utilizar lotação total se colocarem acrílicos de separação

Os restaurantes podem voltar a utilizar a sua capacidade máxima, desde que consigam assegurar distanciamento de metro e meio entre as mesas e coloquem acrílicos entre os clientes, disse esta sexta feira o primeiro-ministro.

Covid-19: Restaurantes podem utilizar lotação total se colocarem acrílicos de separação

Autor: AO Online/ Lusa

"Desaparece a regra da lotação máxima de 50% nos restaurantes, mantendo-se a necessidade de distanciamento de metro e meio, desde que, entre os clientes, seja colocada uma barreira física impermeável", afirmou o chefe do Governo em conferência de imprensa no final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, em Lisboa, que aprovou medidas para a terceira fase de desconfinamento durante a situação de calamidade devido à covid-19.

De acordo com António Costa, "os restaurantes poderão optar ou por manterem as normas da redução da lotação e o distanciamento de dois metros que está em vigor, ou podem evoluir para utilizarem a sua lotação a 100% com a necessidade de metro e meio de afastamento entre mesas, desde que existam barreiras físicas impermeáveis a separar os comensais numa mesma mesa".

Esta é uma decisão "que ficará a cargo de cada estabelecimento de restauração", assinalou.

"É o exemplo que tinha dado há 15 dias, de alguns refeitórios onde as mesas têm sido divididas com acrílicos que permitem uma maior proximidade em segurança, impedindo - porque são impermeáveis - a transmissão de gotículas e o risco de transmissão das doenças", explicou o primeiro-ministro aos jornalistas.

António Costa transmitiu igualmente que na terceira fase do desconfinamento na sequência da pandemia de covid-19, que se inicia na segunda-feira, vão reabrir inclusivamente, "na generalidade do país", os "restaurantes inseridos em centros comerciais".

Os restaurantes, que reabriram em 18 de maio, foram obrigados a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e o serviço ‘take-away’.

Os clientes deviam utilizar máscara, exceto durante o período de refeição, evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico.

Também aos funcionários foi pedido que utilizassem equipamentos de proteção individual.

Na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros que estabeleceu as medidas para a terceira fase de desconfinamento - que arranca na segunda-feira - Costa anunciou que este fim de semana "poder-se-ão realizar já cerimónias religiosas comunitárias de acordo com regras definidas pela Direção-Geral da Saúde com cada uma das confissões religiosas" e aproveitou para deixar "uma palavra de reconhecimento" por terem acatado as regras, adaptando as suas celebrações.

Portugal contabiliza pelo menos 1.383 mortos associados à covid-19 em 31.946 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 350 casos de infeção (+1,1%).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados