Açoriano Oriental
Cientistas australianos dizem que ilha no Pacífico que consta nos mapas não existe
Cientistas australianos afirmam que descobriram que afinal uma ilha no Pacífico Sul que aparece em diversos mapas em todo o mundo há mais de uma década não existe, noticia o jornal Sidney Morning Herald.
Cientistas australianos dizem que ilha no Pacífico que consta nos mapas não existe

Autor: Lusa/AO online

A suposta ilha, que deveria localizar-se entre a Austrália e a Nova Caledónia, aparece inclusive no programa cartográfico do Google Earth, como nome de Sandy, indica o diário.

O erro foi descoberto quando uma equipa de cientistas, liderada pela geóloga Maria Seton, se deu conta da ausência da ilha enquanto navegavam pela zona, onde esta se deveria ‘erguer'.

"Começámos a suspeitar quando vimos que as cartas de navegação utilizadas pelo barco mostravam uma profundidade de 1.400 metros numa área, em que os nossos mapas e o Google Earth apontavam para a existência de uma ilha de grande dimensão", explicou a cientista, em declarações citadas pela agência noticiosa espanhola EFE.

"De alguma forma, este erro foi propagado ao mundo a partir de uma base de dados que se utiliza muito em mapas", indicou a geóloga da Universidade de Sidney.

A ilha inexistente aparece regularmente em publicações científicas desde o ano 2000 e até os mapas meteorológicos a mencionam.

No entanto, a ilha não aparece nos documentos do Governo francês, o qual teria a jurisdição da ilha, nem nas cartas de navegação, elaboradas a partir de medições de profundidade.

A equipa de cientistas esteve 25 dias a bordo do barco Southern Surveyor, no âmbito de uma expedição científica para estudar o leste do Mar de Coral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados