Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.



Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.

Foram noventa minutos de sensibilização e informação sobre o uso das novas tecnologias que os participantes não vão esquecer. Esta sessão contou com uma breve apresentação da campanha #ficaadica a que se seguiu uma ação que colocou os alunos em palco com atividades práticas, no desenvolvimento de um jogo que se repartiu em três partes distintas. A primeira parte trabalhou a fraude através da forma de email, um recurso cada vez mais comum e que tantas vezes esconde grandes ratoeiras. A segunda parte do jogo versava sobre a segurança das passwords cuja atenção deve ser cada vez maior para se conseguirem chaves seguras. Por fim, foram trabalhados os telefonemas numa tentativa de despertar os participantes e todos os presentes para o crescente número de chamadas fraudulentas que todos os dias chegam aos nossos ouvidos.

Para o Banco de Portugal, “os jovens são o segmento da população que mais capacidade e facilidade tem no uso das novas tecnologias. Porém, essa confiança na utilização de canais digitais pode levá-los a descurar regras de segurança fundamentais que devem ser observadas na utilização dos mesmos. Através da Internet e de dispositivos móveis (como smartphones e tablets) é também hoje possível aceder a produtos e serviços bancários a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida e conveniente. Mas a utilização de canais digitais também acarreta riscos relacionados com a segurança das operações, o acesso mais facilitado a produtos e a compra por impulso.”

“Durante o ano letivo 2018/2019, o Banco de Portugal iniciou esta campanha com a divulgação de materiais específicos para jovens, disponíveis na área de “Formação financeira” do Portal do Cliente Bancário e no Instagram do Banco de Portugal. Estes materiais foram reunidos numa brochura que foi distribuída por escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário por todo o país e que se encontra disponível em https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/material/5-dicas-para-ficares-mais-seguro-online-ficaadica.”

AO Escolas

“Semana Mundial do Espaço” na Escola Secundária da Lagoa
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional

Notícias AO

PS/Açores diz ser urgente remodelação de escola no concelho da Lagoa
A deputada socialista na Assembleia Legislativa dos Açores Cristina Calisto sublinhou a urgência de requalificar a Escola Padre João José de Amaral, no concelho da Lagoa, afirmando estar em causa a “dignidade e igualdade” de oportunidades dos alunos.
 
Vice-presidente do Governo dos Açores acusa Governo da República de abandonar trabalhadores da Base das Lajes
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores acusou os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de terem abandonado os trabalhadores portugueses da Base das Lajes com salários em atraso devido à paralisação da administração norte-americana.
 
Região avança com 1,2 ME para pagar salários em atraso na Base das Lajes
O Governo dos Açores autorizou o Instituto da Segurança Social na região a celebrar contratos de financiamento junto da banca até 1,2 milhões de euros para pagar salários em atraso na Base das Lajes.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.