Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.
Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.
Foram noventa minutos de sensibilização e informação sobre o uso das novas tecnologias que os participantes não vão esquecer. Esta sessão contou com uma breve apresentação da campanha #ficaadica a que se seguiu uma ação que colocou os alunos em palco com atividades práticas, no desenvolvimento de um jogo que se repartiu em três partes distintas. A primeira parte trabalhou a fraude através da forma de email, um recurso cada vez mais comum e que tantas vezes esconde grandes ratoeiras. A segunda parte do jogo versava sobre a segurança das passwords cuja atenção deve ser cada vez maior para se conseguirem chaves seguras. Por fim, foram trabalhados os telefonemas numa tentativa de despertar os participantes e todos os presentes para o crescente número de chamadas fraudulentas que todos os dias chegam aos nossos ouvidos.
Para o Banco de Portugal, “os jovens são o segmento da população que mais capacidade e facilidade tem no uso das novas tecnologias. Porém, essa confiança na utilização de canais digitais pode levá-los a descurar regras de segurança fundamentais que devem ser observadas na utilização dos mesmos. Através da Internet e de dispositivos móveis (como smartphones e tablets) é também hoje possível aceder a produtos e serviços bancários a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida e conveniente. Mas a utilização de canais digitais também acarreta riscos relacionados com a segurança das operações, o acesso mais facilitado a produtos e a compra por impulso.”
“Durante o ano letivo 2018/2019, o Banco de Portugal iniciou esta campanha com a divulgação de materiais específicos para jovens, disponíveis na área de “Formação financeira” do Portal do Cliente Bancário e no Instagram do Banco de Portugal. Estes materiais foram reunidos numa brochura que foi distribuída por escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário por todo o país e que se encontra disponível em https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/material/5-dicas-para-ficares-mais-seguro-online-ficaadica.”