Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Exposições envolvem a comunidade educativa



Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.

  • Bandeira da República Portuguesa (que esteve presente na revolução do 25 de Abril).
  • Fotografias da Revolução do 25 de Abril de 1974.
  • Poemas e Canções de Abril (cartazes com poemas e canções de Abril e o áudio acessível ao público através de um Código QR).
  • Os Órgãos de Soberania e Órgãos de Governo das Regiões Autónomas (cartazes alusivos aos temas e o áudio acessível ao público através de um Código QR).
  • Os Pilares de Abril (Faixas decorativas com as palavras: DEMOCRACIA; LIBERDADE; IGUALDADE; PAZ e com um Código QR que permitiu a leitura de um texto relacionado com cada palavra).
  • Mural da Liberdade: A Liberdade é… (Mural onde os alunos se expressaram de forma criativa).
  • Exposição de livros censurados no Estado Novo.
  • Projeção de PowerPoint alusivo ao Estado Novo.
  • Jogos interativos (palavras cruzadas e sopas de letras alusivas à Revolução do 25 de Abril, acessível ao público através de um Código QR).
  • Elaboração de cravos em papel para decoração dos vários espaços da escola

ESPAÇO CINE ESCOLA

  • Data: de 17 a 26 de abril de 2024

    Hora: 8:30 às 16:15

    Local: Hall de entrada da escola.

    Público: alunos do 2º, 3º ciclo e secundário (Escola B I de Lagoa; Escola B I de Água de Pau e Escola Secundária de Lagoa)

    Número de lugares: 25

    Em exibição:

    • A Espia.
    • Os Salteadores.
    • Cartas a Uma Ditadura.

TEATRO

Data:   15 / 05 /2024

Hora: 10:15

Local: auditório da escola.

Público: Alunos do 3º ciclo e secundário

  • Peça de teatro: A Cega da Igreja Velha (peça apresentada pelos alunos do Clube de Teatro, A Faísca).

 

    •  

AO Escolas

Escola Secundária Antero de Quental recria os Jogos Olímpicos.
A escola celebrou, esta semana, uma 1ª edição dos Jogos Olímpicos, evento que reuniu vários grupos disciplinares, o núcleo de estágio de História e toda a comunidade educativa.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Produtores florestais defendem simplificação das normas e reforço de verbas
Os produtores e gestores florestais defenderam a simplificação das normas e o reforço de verbas públicas para enfrentar os desafios e manter a economia e a sustentabilidade da floresta, reduzindo o risco de incêndios.
 
Assembleia da Madeira discute Orçamento Regional de 15 a 19 julho
A Conferência de Representantes dos partidos na Assembleia Legislativa da Madeira aprovou por unanimidade a discussão do Programa do Governo Regional entre os dias 18 e 20, agendando a do Orçamento entre 15 e 19 de julho.
 
Portugal recebeu cerca de 2.600 novos de pedidos de asilo no ano passado
Portugal recebeu cerca de 2.600 novos pedidos de asilo no ano passado, sendo as principais nacionalidades a Gâmbia, o Afeganistão e a Colômbia, revelou a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados