
eTwinning na Escola Secundária de Lagoa

Há já pelo menos 4 anos que a escola de Lagoa faz parte da comunidade eTwinning. Esta plataforma é uma ação do Programa Erasmus + da União Europeia e tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, desenvolvendo projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação.
Graças a esta ação, as turmas da ESL envolvidas nestes projetos têm tido a oportunidade de aprenderem com outras escolas de outros países, de partilharem pontos de vista e de fazerem algumas amizades. Um dos principais objetivos tem sido promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.
Dos vários projetos em que as turmas de francês da professora Natália de Sousa tem participado, há a destacar alguns pelo grau de envolvimento dos alunos e pelo tema trabalhado: eTwinning Travellers! Voyageurs eTwinning! – projeto que pretendeu explorar e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o património cultural de outros países europeus em duas línguas, francês e inglês. Com o mesmo grupo de países, estamos a desenvolver, neste momento na escola, o projeto Celebrating Diversity, Cultivating Inclusion! Célébrer la Diversité, Cultiver l’Inclusion! – projeto que pretende promover a inclusão, a compreensão e a colaboração entre os alunos dos 12 aos 18 anos, oriundos de vários horizontes culturais. Pretende também discutir os estereótipos. Novamente em duas línguas (francês e inglês) e desta vez, além da docente Natália de Sousa, o projeto conta também com a professora de inglês da ESL e a sua turma, Maria do Rosário Guiomar.
Mas a língua francesa tem sido a privilegiada nestes projetos e aqui destacam-se os seguintes, a decorrer este ano letivo: Unis par le Sport – projeto entre a nossa escola e uma escola italiana e que pretende falar da importância do desporto na vida dos nossos alunos, no ano em que se realizam os Jogos Olímpicos em França; A la manière d’une agence de voyage – projeto com 3 países, em francês, e com alunos com dificuldades de aprendizagem, que vão trabalhar em grupos internacionais para desenvolverem competências de colaboração e de interação e organizarem uma viagem tendo em conta a sustentabilidade ao nível dos meios de transporte e escolhendo restaurantes que apresentem pratos típicos do seu país.
Mas não ficamos por aqui, e há algumas turmas a trabalhar mais do que um projeto! Claro que não será um manual que irá condicionar o trabalho realizado por estes alunos, mas sim as aprendizagens essenciais que serão sempre o fio condutor do trabalho desenvolvido em cada projeto.
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


