Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

eTwinning na Escola Secundária de Lagoa


ETwinning

Há já pelo menos 4 anos que a escola de Lagoa faz parte da comunidade eTwinning. Esta plataforma é uma ação do Programa Erasmus + da União Europeia e tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, desenvolvendo projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Graças a esta ação, as turmas da ESL envolvidas nestes projetos têm tido a oportunidade de aprenderem com outras escolas de outros países, de partilharem pontos de vista e de fazerem algumas amizades. Um dos principais objetivos tem sido promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

Dos vários projetos em que as turmas de francês da professora Natália de Sousa tem participado, há a destacar alguns pelo grau de envolvimento dos alunos e pelo tema trabalhado: eTwinning Travellers! Voyageurs eTwinning! – projeto que pretendeu explorar e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o património cultural de outros países europeus em duas línguas, francês e inglês. Com o mesmo grupo de países, estamos a desenvolver, neste momento na escola, o projeto Celebrating Diversity, Cultivating Inclusion! Célébrer la Diversité, Cultiver l’Inclusion! – projeto que pretende promover a inclusão, a compreensão e a colaboração entre os alunos dos 12 aos 18 anos, oriundos de vários horizontes culturais. Pretende também discutir os estereótipos. Novamente em duas línguas (francês e inglês) e desta vez, além da docente Natália de Sousa, o projeto conta também com a professora de inglês da ESL e a sua turma, Maria do Rosário Guiomar.

Mas a língua francesa tem sido a privilegiada nestes projetos e aqui destacam-se os seguintes, a decorrer este ano letivo: Unis par le Sport – projeto entre a nossa escola e uma escola italiana e que pretende falar da importância do desporto na vida dos nossos alunos, no ano em que se realizam os Jogos Olímpicos em França; A la manière d’une agence de voyage – projeto com 3 países, em francês, e com alunos com dificuldades de aprendizagem, que vão trabalhar em grupos internacionais para desenvolverem competências de colaboração e de interação e organizarem uma viagem tendo em conta a sustentabilidade ao nível dos meios de transporte e escolhendo restaurantes que apresentem pratos típicos do seu país.

Mas não ficamos por aqui, e há algumas turmas a trabalhar mais do que um projeto! Claro que não será um manual que irá condicionar o trabalho realizado por estes alunos, mas sim as aprendizagens essenciais que serão sempre o fio condutor do trabalho desenvolvido em cada projeto.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Remontada permite regresso ao segundo lugar
Santa Clara recuperou o segundo lugar do Apuramento à Taça Revelação, após vitória, por 2-3, sobre o Rio Ave
 
Clube K vai enfrentar o Benfica nas meias-finais
A equipa feminina do Clube K vai defrontar, nas meias-finais da Taça Federação, o Benfica, depois de ter eliminado o Sporting de Braga nos quartos de final.
 
Taça de Portugal de Downhill pode chegar aos 150 inscritos
Prova organizada pela Associação de Ciclismo dos Açores vai realizar-se sábado e domingo na freguesia das Sete Cidades
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados