Foi uma semana plena em desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. Além de terem sido recebidas calorosamente pela direção da escola e pela professora responsável, Alexandra Tillet, tiveram a oportunidade e o privilégio de observar in loco o funcionamento do sistema educacional francês e perceber as diferenças e semelhanças no que toca ao digital e à educação inclusiva, assistindo a aulas de diferentes disciplinas, interagindo com os alunos, bem como partilhando conhecimentos e práticas pedagógicas com os colegas da referida instituição.
Fora da escola, tiveram a oportunidade de explorar a Catedral de Marselha, ou Cathédrale de la Major, estilo romano-bizantino. Ao lado, encontraram o Panier. O bairro histórico e mais antigo de Marselha.
Não podiam terminar a visita sem passar por um dos símbolos incontornáveis da cidade e o ponto focal da sua história, por ser a porta da cidade para o comércio que chegava pelo mediterrâneo: o Porto Antigo de Marselha, ao fundo da famosa 'Canebière'. Vigiado do alto pela Basílica de Notre Dame de la Garde.
Tratou-se, sem sombra de dúvida, de uma experiência enriquecedora, um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora quando orientada pela inclusão e pela equidade, misturada com a realidade e com a cultura que a envolve.
