Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!



No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.

Foi uma semana plena em desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. Além de terem sido recebidas calorosamente pela direção da escola e pela professora responsável, Alexandra Tillet, tiveram a oportunidade e o privilégio de observar in loco o funcionamento do sistema educacional francês e perceber as diferenças e semelhanças no que toca ao digital e à educação inclusiva, assistindo a aulas de diferentes disciplinas, interagindo com os alunos, bem como partilhando conhecimentos e práticas pedagógicas com os colegas da referida instituição.

Fora da escola, tiveram a oportunidade de explorar a Catedral de Marselha, ou Cathédrale de la Major, estilo romano-bizantino. Ao lado, encontraram o Panier. O bairro histórico e mais antigo de Marselha.

Não podiam terminar a visita sem passar por um dos símbolos incontornáveis da cidade e o ponto focal da sua história, por ser a porta da cidade para o comércio que chegava pelo mediterrâneo: o Porto Antigo de Marselha, ao fundo da famosa  'Canebière'. Vigiado do alto pela Basílica de Notre Dame de la Garde.

Tratou-se, sem sombra de dúvida, de uma experiência enriquecedora, um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora quando orientada pela inclusão e pela equidade, misturada com a realidade e com a cultura que a envolve.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Parlamento dos Açores aprova lista de 31 condecorados para o Dia da Região
A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou, por unanimidade, a lista de 31 personalidades e instituições que vão ser distinguidas no Dia da Região, numa cerimónia que, este ano, terá lugar na Horta, na ilha do Faial.
 
Sandra Garcia escolhida para diretora regional da Cultura
Os secretários regionais do Governo Regional dos Açores vão fazer poucas substituições nas direções regionais sob a sua tutela, mas, ao que o Açoriano Oriental apurou, entre os novos diretores regionais estarão Sandra Garcia na Cultura e Rui Martins na Direção Regional de Políticas Marítimas.
 
Grupo Central dos Açores com aviso amarelo de precipitação por vezes forte
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para as ilhas do grupo Central dos Açores devido às previsões de "precipitação por vezes forte", a partir da noite.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados