Médio Oriente

UE saúda nomeação de comité para administração de Gaza

A União Europeia (UE) saudou a nomeação dum comité para a administração da Faixa de Gaza, incluída na segunda fase do plano norte-americano para o fim do conflito com Israel



“Saudamos o anúncio do lançamento da Segunda Fase do plano de vinte pontos dos Estados Unidos para acabar com o conflito em Gaza, aprovado pela Resolução 2803 do Conselho de Segurança da ONU, e em particular a nomeação de um Comité Nacional Palestiniano para a Administração de Gaza com o apoio da Autoridade Palestiniana”, segundo um comunicado divulgado.

Bruxelas refere ainda “aguardar com expectativa” a execução da totalidade do plano de paz, “incluindo o desarmamento do Hamas, a prestação de assistência humanitária em larga escala e a reconstrução de Gaza”.

O enviado especial do Presidente norte-americano anunciou na quarta-feira que o plano dos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza entrou na segunda fase, centrada no desarmamento do movimento islamita Hamas.

No mesmo dia, o Egito divulgou haver um consenso sobre os nomes dos 15 membros do comité tecnocrático palestiniano que irá administrar o território.

A formação do comité está prevista no plano de paz do Presidente norte-americano, Donald Trump, e cuja primeira fase incluiu um cessar-fogo que entrou em vigor em outubro de 2025, após dois anos de guerra entre o grupo extremista Hamas e Israel.

Na origem deste conflito esteve o ataque do Hamas no sul de Israel em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e 251 reféns, cuja devolução estava prevista no acordo de cessar-fogo.

A retaliação israelita provocou mais de 71.400 mortos, bem como a destruição da Faixa de Gaza.

O programa de vinte pontos apresentado em outubro pelo Presidente norte-americano prevê que o comité de transição governe o território palestiniano sob a supervisão de um Conselho da Paz, presidido pelo próprio Trump.


PUB