Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)


diversidade_cultural2018

Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se caminhadas, workshops, palestras e exibem-se documentários sobre povos e etnias, entre outras atividades.

Para assinalar este dia, os alunos do 11.º ano da EBS da Povoação criaram uma playlist na qual propõem canções que, de uma forma ou de outra, nos mostram diferentes perspetivas do mundo e da humanidade, mas todas assentes no mesmo ponto de partida e de chegada: diferença, diversidade, riqueza, união – Multimusic - Playlist for Cultural Diversity.

Aceda à playlist clicando aqui.

Preferências à parte, oferecem-nos letras e sons para todos os gostos e feitios. Importa sobretudo não esquecer que neste momento de incertezas e desconfianças, no arco-íris do ‘vai ficar tudo bem’ estão as cores de todas as bandeiras e nacionalidades, e que nesta luta desigual todos os povos do mundo devem unir-se, tirando partido das suas diferenças culturais e, portanto, dos seus diversos costumes e saberes, só assim levando a melhor sobre este inimigo invisível.

Direitos

Direitos Humanos Universais

Dizem que todos somos iguais

Mas mesmo nos tempos atuais

Continuamos sendo rivais.

 

E porquê a desigualdade?

Por que não pode haver cumplicidade?

Num mundo de guerras e maldade

É impossível viver em liberdade.

 

Todos temos direitos

Apesar dos nossos defeitos

Não nascemos perfeitos

É tudo uma questão de conceitos.

 

Qualquer que seja a raça, etnia ou religião

Todos temos o direito de dar uma opinião

Não importa a razão

Desde que estejamos em união.

 

Ana C.

Matilde L.

Sabrina F.

Sara B.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

PJ investiga incêndio no hospital
O Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária está desde sábado a investigar as causas do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, sabe o Açoriano Oriental.
 
Concerto com Arminda Alvernaz no Pico
O Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, vai acolher na segunda-feira, pelas 21:00, um concerto com a fadista Arminda Alvernaz, acompanhada pelos músicos Alfredo Gago da Câmara (guitarra portuguesa) e Dinis Raposo (viola).
 
Município da Lagoa promove Encontro de Coletividades
A Câmara Municipal de Lagoa, na ilha de São Miguel, vai promover no sábado, a partir das 14:00, no Auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau, o 1.º Encontro de Coletividades.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados