Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)


diversidade_cultural2018

Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se caminhadas, workshops, palestras e exibem-se documentários sobre povos e etnias, entre outras atividades.

Para assinalar este dia, os alunos do 11.º ano da EBS da Povoação criaram uma playlist na qual propõem canções que, de uma forma ou de outra, nos mostram diferentes perspetivas do mundo e da humanidade, mas todas assentes no mesmo ponto de partida e de chegada: diferença, diversidade, riqueza, união – Multimusic - Playlist for Cultural Diversity.

Aceda à playlist clicando aqui.

Preferências à parte, oferecem-nos letras e sons para todos os gostos e feitios. Importa sobretudo não esquecer que neste momento de incertezas e desconfianças, no arco-íris do ‘vai ficar tudo bem’ estão as cores de todas as bandeiras e nacionalidades, e que nesta luta desigual todos os povos do mundo devem unir-se, tirando partido das suas diferenças culturais e, portanto, dos seus diversos costumes e saberes, só assim levando a melhor sobre este inimigo invisível.

Direitos

Direitos Humanos Universais

Dizem que todos somos iguais

Mas mesmo nos tempos atuais

Continuamos sendo rivais.

 

E porquê a desigualdade?

Por que não pode haver cumplicidade?

Num mundo de guerras e maldade

É impossível viver em liberdade.

 

Todos temos direitos

Apesar dos nossos defeitos

Não nascemos perfeitos

É tudo uma questão de conceitos.

 

Qualquer que seja a raça, etnia ou religião

Todos temos o direito de dar uma opinião

Não importa a razão

Desde que estejamos em união.

 

Ana C.

Matilde L.

Sabrina F.

Sara B.

AO Escolas

“Semana Mundial do Espaço” na Escola Secundária da Lagoa
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional

Notícias AO

"Resposta a emergências é dada com atraso" é a manchete do Açoriano Oriental
O tempo médio de resposta para situações de emergência está acima do recomendado nos Açores. O assunto está em destaque no Açoriano Oriental de quarta-feira, 5 de novembro de 2025.  
 
PSD/Açores define como 'linha vermelha' no Orçamento Regional “não desvirtuar” compromisso com fundos da UE
O líder do PSD/Açores manifestou-se disponível para aceitar propostas da oposição no quadro do Plano e Orçamento de 2026, mas estabeleceu como 'linha vermelha' “não desvirtuar” o compromisso com o Plano de Recuperação e Resiliência e Açores 2030
 
Supremo Tribunal dos EUA examina na quarta-feira legalidade de taxas impostas por Trump
O Supremo Tribunal norte-americano, dominado pelos conservadores, examina a legalidade de algumas tarifas impostas pelo Presidente Donald Trump, pilares da sua política económica e um importante meio de pressão sobre os restantes países
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.