UE/Finanças

Vítor Constâncio convencido que a inflação irá baixar em 2009


 

Lusa/AO online   Economia   12 de Set de 2008, 16:39

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, mostrou-se, em Nice, convencido de que o fraco crescimento económico verificado em 2008 levará a uma diminuição das taxas de inflação em 2009 nas economias europeias.
"Em 2009 sem dúvida que sim", disse o governador do banco central português quando interrogado sobre se esperava uma diminuição futura do índice de preços na sequência da diminuição do crescimento económico na Europa.

    A Comissão Europeia reviu quarta-feira em baixa as previsões de crescimento económico para 2008, estimando agora 1,4 por cento na União Europeia e 1,3 por cento na Zona Euro.

    "Nós publicámos em Julho as nossas previsões [económicas] e neste momento o Banco de Portugal ainda não tem as novas previsões que já foram revistas em baixa nessa altura", acrescentou Constâncio.

    Quinta-feira, também em Nice, o ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos adiou para Outubro uma eventual revisão pelo Governo da previsão de crescimento da economia portuguesa, apesar da diminuição antecipada por Bruxelas.

    Os ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) e os governadores dos bancos centrais dos 27 estão reunidos "informalmente" esta sexta-feira e sábado em Nice.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.