Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Trabalho em Ciência Biomolecular na ESLagoa



A Tecnologia Biomolecular é considerada uma das áreas científicas com maior desenvolvimento no Séc. XXI. Para termos uma ideia da sua importância, basta constatarmos que é com recurso a esta tecnologia que se realizam os testes para a deteção do SARS-coV-2, essenciais na atual situação pandémica. É inquestionável a forma como esta tecnologia começa a fazer parte das nossas vidas sem nos apercebermos, da mesma forma, como passa despercebida a rapidez com que evolui. As novas gerações têm pela frente grandes desafios nesta área e como educadores, temos o privilégio de muitas vezes sermos nós a levantar o véu destes conteúdos que surgem “ao de leve” nos programas curriculares (12º ano de Biologia).

Em Portugal, as escolas não realizam trabalho experimental nesta área pois o custo dos equipamentos e dos consumíveis necessários são demasiado elevados e existem outras prioridades de investimento. Em 2018, docentes de Biologia de uma Escola Secundária da Suécia, Ӧrkelljunga utbildningscentrum desafiaram-nos a desenvolver um projeto nesta área e a concorrer ao programa ERASMUS+. Surge então o projeto Scientific Methodology in Biomolecular Sciences que foi concluído em fevereiro de 2020.

 

O balanço deste ano e meio de trabalho não podia ter sido mais positivo e gratificante. Valeu a pena o esforço de todos os participantes. Foi um projeto riquíssimo a vários níveis: Cultural; Línguístico (inglês); Social; Institucional, enfim… uma experiência única. A vertente científica como área nuclear do projeto foi trabalhada em ambas as escolas e permitiu constatar o distanciamento na prática pedagógica do ensino experimental desta área científica.  A Escola Sueca, com cerca de 200 alunos, possuía todo o equipamento necessário para a realização de trabalho laboratorial em biomolecular, assim como a formação dos docentes. Esta experiência permitiu que os alunos da ESL (atualmente no ensino universitário) adquirissem na Suécia alguns conhecimentos básicos da área Biomolecular e pudessem realizar um Workshop na ESL para os alunos Suecos.

            Neste momento a ESL é a única escola da região dotada com todo o equipamento necessário para trabalhar em Biomolecular o que nos permitiu desenvolver todo o projeto científico de investigação na escola e em parceria com a Universidade dos Açores.

            Os dois países trabalharam em conjunto o mesmo tema científico, Em busca de hospedeiros secundários de Fasciola hepatica pois trata-se de um parasita que afeta o fígado do gado em ambos os países e que causa algum impacto económico negativo. O objetivo do projeto era investigar se a disseminação do parasita pode ser realizada por mais hospedeiros secundários (outras espécies de caracóis de água doce) para além do que atualmente se conhece como hospedeiro, a Galba truncatula.  

            A conclusão da parte científica foi realizada pelos alunos Diogo Sousa, Filipa Vieira e Miguel Soares do 12ºA com a preciosa orientação científica da Professora Doutora Ana Cristina Costa e a Investigadora Manuela Parente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.

            O confinamento não foi suficiente para impedir a conclusão deste projeto e com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos foi submetido ao 28º Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores 2020.

            Muito obrigada a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto.

 

Alexandra Seara e Rosário Guiomar

Coordenadoras do Projeto Erasmus+ na ESL

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Açoriano Oriental apresenta hoje uma edição especial dedicada aos 50 anos do 25 de Abril
Destaque para a entrevista a Mota Amaral que afirma que "Foi o 25 de Abril e não o 6 de Junho que impulsionou a Autonomia"
 
Açores aumentam em 9,7% as dormidas em alojamentos turísticos no mês de março
Os Açores registaram uma subida homóloga de 9,7% no número de dormidas em alojamentos turísticos, em março, segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA).
 
PSD, CDS e PS chumbam comissão de inquérito à privatização da ANA proposta pelo PCP
O parlamento chumbou a proposta do PCP para a constituição de uma comissão de inquérito à privatização da ANA Aeroportos, concretizada em 2013 pelo Governo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados