Covid-19

Taxa de submissão de candidaturas ao PRORURAL+ e POSEI nos Açores atinge 88,2%

A taxa de submissão de candidaturas no âmbito dos programas PRORURAL+ e POSEI nos Açores atinge já 88,2%, um número muito relevante dado que o prazo para apresentação de candidaturas decorre até junho, anunciou o diretor regional do Desenvolvimento Rural.



Citado em nota do executivo, Valter Braga afirma que "tendo como referência o número total de candidaturas do ano passado, ou seja, 7.986, neste momento a Região apresenta já uma taxa de submissão de candidaturas equivalente a 88,2%”, acrescentando que em causa está a apresentação de candidaturas a "medidas a favor das produções animais e vegetais do POSEI, bem como apoios financiados pelo PRORURAL+".

O dretor regional adiantou ainda que existem ilhas, como o Faial, São Jorge, Graciosa, Santa Maria e São Miguel, onde as candidaturas estão praticamente concluídas, já que a taxa de submissão é superior a 98%.

No caso das ilhas do Grupo Ocidental, Flores e Corvo, já foram apresentadas cerca de 70,5% das candidaturas, comparativamente com o último ano.

Valter Braga salientou que estes indicadores positivos resultam da simplificação do processo de apresentação de candidaturas, que está a decorrer de forma totalmente online, sem exigir a deslocação física do agricultor aos serviços, bem como do grande esforço e empenho que tem havido por parte dos técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, que “contactaram produtor a produtor por telefone, mesmo durante o fim de semana, de forma a que as candidaturas fossem feitas com celeridade e rigor, mesmo durante o período de pandemia”.

Face ao sucesso registado com este método de candidaturas totalmente online, aos bons resultados obtidos e aos benefícios proporcionados aos agricultores, evitando deslocações aos serviços, gastos de combustível e de tempo, Valter Braga afirmou que “este modelo deverá ser mantido no futuro”.

Refira-se que decorre até 15 de junho o prazo para apresentação de novas candidaturas e até 30 de junho para alterações a candidaturas já submetidas, sendo que, a partir de 16 de junho, para apresentação tardia de candidaturas, aplica-se 1% de penalização por dia, até um máximo de 25 dias, sendo 20 de julho o último dia para apresentação tardia de candidatura.


PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA