A empresa Vale do Ave Transportes prepara-se para assinar o contrato de concessão do serviço público de transporte regular rodoviário coletivo de passageiros na ilha de São Miguel.
Recorde-se que a empresa sediada em Guimarães, foi a vencedora do concurso público internacional para a concessão do serviço público terrestre, tendo cumprido com todos os requisitos do caderno de encargos, apresentando o melhor preço (rondou os 44 milhões de euros), abaixo do valor global do concurso (64,5 milhões de euros por 10 anos, prorrogável por mais cinco).
Na ocasião, as empresas Barraqueiro, Caetano, Raposo & Pereira e Auto Viação Micaelense, recorreram da decisão, que veio a ser favorável à Vale do Ave, como confirmou o Açoriano Oriental junta da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
Sérgio Ferreira, diretor-geral da Vale do Ave Transportes, afirmou que o contrato será assinado ainda esta semana. Em declarações ao jornal Açoriano Oriental, adiantou, ainda, que o início da operação na ilha de São Miguel acontecerá logo após o visto do Tribunal de Contas: “O contrato está previsto ser assinado esta semana e depois do visto do Tribunal de Contas, iremos ter um prazo de seis meses para dar início à operação. Estamos agora condicionados ao visto do Tribunal de Contas”.
O diretor-geral da Vale do Ave Transportes refere que a empresa está pronta para entrar em funcionamento, como tal têm desenvolvido formações. Para a ilha de São Miguel virá à “volta de 100 autocarros para cumprir com a operação”, disse Sérgio Ferreira.
No que diz respeito aos trabalhadores das três empresas que realizam atualmente este serviço de transporte público em São Miguel, Barraqueiro, Caetano, Raposo & Pereira e Auto Viação Micaelense, o diretor-geral da Vale do Ave Transportes explica que irão transitar para a nova concessão: “De acordo com aquilo que está previsto no contrato, os trabalhadores têm a possibilidade de transitar para a nova empresa, Vale do Ave Açores”, portanto, “os trabalhadores estão, digamos, salvaguardados no que diz respeito à questão dos postos de trabalho”.
Questionado se poderão existir algumas alterações aos percursos que cobre a ilha, Sérgio Ferreira diz que estão “condicionados àquilo que são as regras do contrato de concessão. O contrato de concessão tem bem definido os serviços, os horários, o número de quilómetros que são percorridos anualmente”. Portanto, é com esta base que “vamos iniciar o nosso trabalho”. Porém, “porque também temos essa liberdade, poderemos, mais tarde, fazer alguns ajustes pontuais àquilo que é a oferta atual”, acrescentou Sérgio Ferreira.
“Vir para os Açores é mais um desafio”
Fundada em 1991, a Vale do Ave Transportes é uma empresa de referência no transporte de pesados de passageiros, com mais de três décadas de experiência a oferecer serviços de excelência nas áreas de turismo.
Desde 2021 que opera na área do transporte público, contando com uma frota de mais de 250 autocarros. Iniciar a sua operação nos Açores, nomeadamente na ilha de São Miguel, “é mais um desafio, naqueles que têm sido os desafios do nosso grupo nos últimos 35 anos, desde a sua fundação”, disse o diretor-geral da empresa, frisando que “estamos com toda a vontade de fazer um bom trabalho e um bom serviço para toda a ilha de São Miguel. É com esse compromisso que estamos muito afincados neste novo desafio”.
