Açoriano Oriental
Sindicatos de jogadores movem ação contra a FIFA em Bruxelas

Os sindicatos de futebolistas profissionais ingleses (PFA) e franceses (UNFP) moveram uma ação contra a FIFA no Tribunal de comércio de Bruxelas, em contestação contra um calendário “fixado unilateralmente”, no caso o Mundial de clubes.

Sindicatos de jogadores movem ação contra a FIFA em Bruxelas

Autor: Lusa/AO Online

Aqueles sindicatos consideram que “estas decisões violam os direitos dos jogadores, sustentados pela carta dos direitos fundamentais da União Europeia, bem como o direito europeu da concorrência”, indicou a UNFP.

Com o apoio do FifPro para a Europa, sindicato dos futebolistas profissionais, os sindicatos inglês e francês requerem ao tribunal de comércio de Bruxelas que leve o assunto para o tribunal de justiça da União Europeia, com argumentos relevantes à luz do direito europeu.

“Os jogadores e os sindicatos continuam a sublinhar que o calendário atual está sobrecarregado e é impraticável”, lembrou a UNFP, referindo que no início de maio a FifPro e a Associação das Ligas já tinham ameaçado levar o assunto à justiça.

Para os sindicatos existe uma posição unilateral da FIFA, ao alargar o Mundial de clubes de sete para 32 equipas, com a primeira edição prevista para o próximo ano, entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

“Os jogadores mais desejados fazem agora parte de um calendário interminável de jogos e competições pelos seus clubes e países, em que os limites são constantemente ultrapassados”, lamentou Maheta Molango, diretor-geral do sindicato inglês.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.