Açoriano Oriental
Setor dos solos e florestas na Europa pode contribuir para limitar aquecimento global

Indonésia e União Europeia são classificadas num estudo divulgado como as zonas do mundo em que uma melhor gestão do solo e florestas pode contribuir para manter o aquecimento global abaixo de 1,5º.

Setor dos solos e florestas na Europa pode contribuir para limitar aquecimento global

Autor: Lusa/AO online

Índia, Rússia, México, Estados Unidos, Austrália e Colômbia estão a seguir numa lista que acompanha um roteiro publicado no boletim científico Nature Climate Change.

"Estes países representam cerca de 50% das emissões ligadas à utilização do solo, portanto é essencial que ajam", disse à agência France Presse a principal autora do estudo, Stephanie Roe.

A utilização do solo inclui a gestão das florestas, a preservação e restauração de outros ecossistemas naturais e as práticas agrícolas.

O trabalho dos investigadores mostrou que a possibilidade de reduzir emissões nesta área não se limita ao que se fizer "nas florestas tropicais, que concentram muita da atenção por causa da desflorestação", mas inclui também "os países desenvolvidos e emergentes", acrescentou.

"Uma gestão sustentável dos solos pode contribuir até 30% do esforço necessário para reduzir as emissões ao ponto de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus", indicou, acrescentando que "o setor emite anualmente 11 gigatoneladas de equivalente de dióxido de carbono, ou seja, um quarto das emissões mundiais".

"Com este roteiro, poderá ser neutro em emissões em 2040", defendem os investigadores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados